segunda-feira 3 de fevereiro de 2025
Foto: Valter Pontes / PMS
Home / DESTAQUE / Bruno Reis faz balanço da primeira gestão na reabertura da Câmara de Salvador
segunda-feira 3 de fevereiro de 2025 às 16:33h

Bruno Reis faz balanço da primeira gestão na reabertura da Câmara de Salvador

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), discursou nesta segunda-feira (3), durante a reabertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Salvador (CMS). O gestor, que foi reeleito no ano passado, leu a tradicional Mensagem do Executivo aos vereadores, fazendo um resumo das conquistas dos seus primeiros quatro anos à frente da capital baiana, e elencou as prioridades para os próximos quatro anos na administração municipal.

Foto: Valter Pontes / PMS

Bruno destacou as melhorias nas áreas mais essenciais aos soteropolitanos: educação, com a recuperação do aprendizado pós-pandemia e com um avanço inédito na qualidade de ensino; saúde, com a universalização da Atenção Básica e a abertura de novos hospitais; e assistência social, com 10 restaurantes populares servindo refeições gratuitas diariamente e a criação de programas voltados especificamente para a população em situação de rua.

Foto: Valter Pontes / PMS

O prefeito disse que o trabalho em parceria com os vereadores é fundamental para alcançar mais conquistas: “Salvador nos inspira e nos convoca a dar o máximo. Salvador é muito mais do que a cidade que representamos. É o coração que nos move, a força que nos une, a razão pela qual estamos aqui hoje. Vamos em frente, porque Salvador merece mais do que o melhor de nós – ela merece nossa alma, nossa entrega e nossa determinação”, discursou.

“Salvador, que já foi sinônimo de abandono, é hoje reconhecida, ano após ano, como a melhor prefeitura do país. Uma transformação que nos enche de orgulho. Mudamos o destino de uma Salvador que parecia condenada a sofrer. Resolvemos todos os problemas? Não, claro que não! Mas o fato é que tudo o que fizemos juntos enterrou aquele passado. Salvador deixou de ser prisioneira de adversidades e passou a liderar rumos de futuro”, completou.

Educação

Bruno Reis lembrou que Salvador foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com o Selo Ouro Nacional do Compromisso com a Alfabetização. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), está entre as poucas capitais com a nota do Fundamental acima da meta, apresentando aprendizagem crescente em Português e Matemática. Além disso, na última edição do Programa Salvador Avalia (Prosa), a Rede Municipal de Ensino obteve proficiência de 5,47, o maior resultado da sua história.

“No meu primeiro mandato, 191 escolas passaram por grandes intervenções, 27 novas escolas foram entregues e outras 24 estão para entregar. Geramos mais de 20 mil novas vagas, principalmente para a Educação Infantil, que expandiu como nunca o tempo integral. Hoje, 51,4% dos alunos de até 5 anos ficam na escola de manhã e de tarde – estudando, brincando, praticando esportes, fazendo atividades culturais”, discursou o prefeito.

Foto: Valter Pontes / PMS

A Prefeitura também criou o Centro de Formação Emília Ferreiro, que oferece formação continuada a profissionais da educação, além do Centro de Acolhimento ao Educador Tereza Cristina Santos, com apoio psicológico. Para o novo mandato, Bruno Reis vai inaugurar o Centro Educacional Especializado em Autismo, no Curralinho.

“Nosso Planejamento Estratégico prevê metas ambiciosas para os próximos quatro anos. Vamos trabalhar para universalizar a alfabetização e ampliar o ensino de tempo integral nos anos finais do Ensino Fundamental. Vamos universalizar também as salas de aula com ar-condicionado, aumentar o ensino de idiomas, as vagas em creche e seguir, sempre, melhorando a qualidade do ensino”, discursou Bruno Reis.

*Saúde -* Em seu discurso, Bruno Reis destacou a universalização da Atenção Básica em Salvador, com 70% de cobertura, além do investimento em hospitais para que o município pudesse tratar também dos casos de maior complexidade.

Foto: Valter Pontes / PMS

“Nós universalizamos a Atenção Básica e expandimos a atenção especializada muito além do que manda a Constituição para um município. Salvador agora tem 18 UPAs e PAs, 5 Multicentros, 12 bases do SAMU, 4 Centros de Reabilitação, Laboratório Central de Exames, prontuário eletrônico, a primeira Escola Municipal de Saúde Pública e centenas de novas unidades, construídas ou reformadas”, completou o prefeito.

Ele lembrou ainda que a capital baiana terá em breve quatro hospitais municipais: depois do Hospital Municipal de Salvador (HMS), o seu mandato inaugurou o Hospital Municipal do Homem (HMH) e, ainda neste ano, entregará o Hospital Maternidade e da Criança (HMC). Além disso, a Prefeitura já fez o primeiro Hospital Veterinário público de toda a Bahia.

“Neste segundo mandato, podem ter certeza, a saúde vai melhorar e se expandir ainda mais. Vamos fazer o primeiro Centro Municipal de Exames e a primeira Ótica Pública. Vamos aumentar o atendimento especializado nos finais de semana com o Domingão da Saúde e fortalecer a saúde mental. Vamos seguir no trabalho incessante de agilizar a resposta às demandas e de aproximar a saúde de quem precisa”, discursou Bruno.

*Social -* Com o programa Vida Nova, Salvador alcançou a marca de 10 restaurantes populares que oferecem diariamente 5 mil refeições gratuitas para a população em condição de vulnerabilidade social. Além disso, a Prefeitura lançou programas como o Moradia Assistida, que oferece uma residência mobiliada para famílias em situação de rua, e o Kit-Casa, possibilitando que famílias possam mobiliar as suas casas.

“A cidade passou a contar com uma rede ampliada e funcional de Cras (Centros de Referência de Assistência Social), Creas (Centros de Referência Especializado de Assistência Social) e outras unidades de assistência, onde quem mais precisa obtém acesso ao Bolsa Família, aos auxílios municipais, a tratamento contra dependência química, ao acolhimento, a cursos de capacitação e ao encaminhamento a vagas de emprego”, discursou.

Veja também

Acidente entre carretas deixa um morto e 8 km de engarrafamento no Oeste da Bahia

Uma colisão envolvendo uma carreta e um caminhão tanque deixou um motorista morto, no município …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!