O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), entregou a nova praça Conselheiro Almeida Couto, em Nazaré, na noite desta segunda-feira (20). Segundo o gestor, o São João será especial em uma das áreas de convivência e lazer mais importantes e tradicionais da cidade. A Praça Conselheiro Almeida Couto, em Nazaré, foi completamente revitalizada por emenda do deputado estadual Paulo Câmara (União Brasil) quando era vereador. “Aqui são muitas histórias, e uma praça agora adequada. O prefeito Bruno Reis entrega está praça que é de todos”, disse Paulo Câmara.
Com projeto urbanístico desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), as obras englobaram a reforma de dos 5,4 mil m² de área do equipamento. Dentre as melhorias estão a recuperação de piso em concreto, instalação de parque infantil, equipamentos de ginástica e pergolado, além de valorização das árvores existentes na praça.
“A Salvador do passado, mal iluminada, que tinha coleta de lixo que não funcionava, isso ficou no passado. Nestes meses até para tapar o buraco, dar manutenção, é difícil porque está chovendo muito, inclusive mais do que chovia nós outros anos. Graças a Deus, estamos indo para o 2º ano sem ter uma vítima fatal da chuva em nossa cidade, resolvemos o problema de drenagem mantendo a cidade limpa e organizada. Em julho vamos chegar a 100% em led em nossa cidade”, destacou Reis.
O prefeito disse que os adversários que andam falando besteira tem que assumir que Salvador de hoje é melhor que no passado: “muitos dizendo besteira por aí, que não fomos nós que transformamos Salvador. O povo sabe qual era Salvador antes de 2013 e qual é Salvador de hoje”.
Na ocasião, o prefeito lembrou que a ideia era entregar a requalificação da praça a população em 2020, mas com a pandemia e as dificuldades que seguiram durante o ano, este projeto precisou ser adiado. “Essa obra tem diversos motivos, como melhorar a qualidade de vida e dar mais atrativos aos cidadãos para entretenimento. Nos preocupamos também com a história da praça e todo monumento foi restaurado. Mas quando realizamos uma obra como esta também surge a oportunidade de gerar emprego. Tenho certeza que agora o local vai incrementar a renda dos permissionários, além de possibilitar novas oportunidades de negócios no entorno”, detalhou.
Elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), o projeto urbanístico compreendeu a reforma de toda a praça, que possui área total de 5,4 mil m², mantendo algumas das características originais do local. O piso foi completamente recuperado e conta com placas de concreto e contorno em placas de granito vermelho. Já os passeios são em concreto lavado.
O gestor do Executivo municipal também destacou a relação de afetividade que é consolidada com os moradores quando um espaço público é requalificado. “Salvador está se transformando e estamos aqui devolvendo a cidade ao cidadão. Com certeza os moradores virão mais a praça para aproveitar os equipamentos e desfrutar da beleza do espaço. Sabemos que uma obra como essa tem a capacidade de elevar a nossa autoestima”, finalizou Bruno Reis.
Projeto
Na praça também foram implantados um parque infantil e uma academia de ginástica, além de um pergolado que abriga um espaço de apoio às barracas de lanche existentes. Os guarda-corpos e corrimãos, por sua vez, foram substituídos.
O paisagismo foi valorizado, beneficiando todas as áreas de canteiro nativas e árvores que embelezam e refrescam o ambiente. As três barracas pertencentes a comerciantes da região foram beneficiadas com nova infraestrutura, o que deu mais harmonia e qualidade ao empreendedorismo local.
“É uma das praças emblemáticas da cidade e que agora está de cara nova. A gente conservou o conceito que já existia e recuperamos todo o ambiente. Mudamos o piso e colocamos novas faixas em granito, recuperamos os bancos que são muito bonitos e criamos espaços que não tinham, como o parque infantil. Também criamos um espaço para as pessoas que trabalham nas barracas e que servem a quem vem aos hospitais de modo que todos fiquem melhor acolhidos”, explicou a presidente da FMLF, Tânia Scofield.
Manoel Messias de Oliveira, 58 anos, é comerciante e trabalha em uma barraca no local desde 1990. Ele lembrou que a população sofria com o estado de abandono que atingia a área. “Essa praça era precária e muito destruída. Essa requalificação trouxe esperança até para melhorar minhas vendas e o movimento. É vida nova para todo mundo e até a população está voltando a vir para cá”, comentou.
Referência
Nascido em Salvador, o conselheiro Dr. José Luiz de Almeida Couto é quem dá nome à praça, que é um dos principais pontos de lazer do bairro da Nazaré. Nascido em 1835, foi médico, político e professor. Formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1857, exercendo a carreira do magistério na Faculdade de Medicina da Bahia em 1883.
No período do Império foi o último presidente da Bahia. Durante a República, ele foi o primeiro intendente da capital, eleito em 1892, e senador estadual, após a eleição da Constituinte Baiana. Faleceu em 1895.