O secretário municipal de Educação, Bruno Barral, participou na tarde desta segunda-feira (8) da cerimônia de premiação da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2018. Representando o prefeito ACM Neto, o secretário fez parte da mesa, composta pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, pelo diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, pelo coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, entre outras autoridades.
Realizado no Centro de Convenções do Fiesta Bahia Hotel, o evento reuniu 575 medalhistas que receberam o prêmio máximo da competição, entre 18,2 milhões de participantes. A competição, considerada a maior olimpíada estudantil do país, é realizada desde 2005 pelo IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
O secretário parabenizou os medalhistas e destacou a importância do prêmio. “Eu não tenho dúvidas de que a busca por talentos feita por meio da OBMEP e por todo esse trabalho de trazer os estudantes para uma competição sadia, ao lado do envolvimento dos professores nesse projeto, tem como um grande resultado o estímulo ao estudo da matemática – essa área tão essencial ao desenvolvimento. Vocês (medalhistas) são extremamente diferenciados e isso faz toda a diferença hoje e futuramente. Parabéns a todos vocês”.
Também participaram da cerimônia o coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, o subsecretário de Educação do Estado da Bahia, Danilo de Melo Souza, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), João Luiz Filgueiras de Azevedo, pelo presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Paolo Piccione, e pela superintendente da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann.