A próxima fase do BRT que vai chegar até a Estação da Lapa e está em processo final licitação vai entulhar as belas avenidas de vale de Salvador, pois o projeto privilegiou a construção de enormes viadutos.
Segundo informações do Bahia Econômica, só esses viadutos e estações elevadas do BRT representam o maior custo do projeto. Só para se ter uma ideia, no trecho 1 do BRT na Avenida Antônio Carlos Magalhães a construção dos elevados representou cerca de 50% de todos os recursos aplicados no projeto, num montante da ordem de R$ 200 milhões.
No novo trecho do BRT, estão previstos a implantação de elevados na Av. Garibaldi com duas faixas por sentido e também na Av. Vasco da Gama. Também está prevista a implantação de elevado no Vale das Pedrinhas e estação elevada. A região do Lucaia, área que corta diversos bairros residenciais, também terá a implantação da Estação Cidade Jardim, uma estação apoiada.
Arquitetos e urbanistas afirmam que esses viadutos não são necessários e o projeto poderia ser realizado ao nível do chão, alertam também para a descaracterização urbana e para a desvalorização dos imóveis nos locais.