A Brigada de Infantaria Aeromóvel realizou a Operação Fornovo III, grande treinamento que integra o Programa de Adestramento Básico e adestra as forças-tarefa que participarão da Operação Perseu 2024. O exercício foi executado pelas Força-Tarefa Ipiranga e Força-Tarefa Bandeirantes, nas cidades paulistas de Cunha e Lagoinha, entre 12 e 18 de outubro.
A Operação Fornovo III começou com a concentração dos meios no 6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel, em Caçapava (SP). Em seguida, foi realizada uma ação de infiltração do Destacamento de Precursores da 2ª Companhia de Precursores e dos Pelotões de Reconhecimento, a fim de operar a zona de pouso de helicópteros.
Nos dias seguintes, os militares realizaram o assalto aeromóvel, a conquista e manutenção da cabeça de ponte e a junção, culminando com uma marcha forçada até o ponto de exfiltração.
Cerca de 1.200 militares participaram da operação, planejada, organizada e conduzida pelo Comando da Brigada de Infantaria Aeromóvel. Todos os objetivos de adestramento e de preparação previstos para o exercício foram atingidos, ratificando a capacidade de rápida mobilização da Força de Prontidão da Brigada. O exercício também garantiu a preparação da tropa para a execução da Operação Perseu, que ocorrerá de 18 de novembro a 5 de dezembro.
Ação Cívico-Social
É uma tradição das operações do Exército desenvolver atividades de apoio à sociedade civil de maneira combinada com os exercícios militares. Assim, ao término da Operação Fornovo III, militares do 22º Batalhão Logístico Aeromóvel promoveram uma Ação Cívico-Social na localidade de Lagoinha (SP). Foram realizadas atividades lúdicas com alunos do ensino básico da rede municipal e uma apresentação da banda de música para a comunidade local. Além disso, foram oferecidos atendimento médico e odontológico à população.
As atividades da Operação Fornovo III foram acompanhadas pelo Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Montenegro, e pelo Comandante da Brigada de Infantaria Aeromóvel, General de Brigada Pasinato.