No período de 26 de agosto a 6 de setembro, a Força de Prontidão (FORPRON) da 6ª Brigada de Infantaria Blindada realizou a Operação Minuano, como parte da preparação para a certificação de suas tropas, a ser realizada no final do mês de outubro, no Campo de Instrução Barão de São Borja em Rosário do Sul (RS).
As Forças-Tarefa conduziram o adestramento de seus pelotões de fuzileiros blindados e carros de combate por meio de exercícios no terreno voltados para a realização de operações ofensivas em um contexto de defesa externa. A atividade explorou a capacidade anfíbia das viaturas blindadas M113BR para a transposição de cursos d’água e contou, ainda, com a realização do tiro real dos carros de combate Leopard 1A5. Em Santa Maria, o adestramento empregou dispositivos de simulação de engajamento tático, possibilitando mensurar detalhadamente o desempenho tático das frações.
O 3° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, Regimento Mallet, realizou o adestramento do apoio de fogo da FORPRON por meio do planejamento e condução de missões de tiro simuladas, empregando os modernos obuseiros M109 A5+BR.
No mesmo período, o 1° Regimento de Carros de Combate, apoiado pelas portadas pesadas IRB do 12° Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, realizou uma operação de transposição de curso de água imediata, atividade que contou com a presença de comitiva da 4ª Subchefia do Estado-Maior do Exército.
A 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Brigada Niederauer, é uma das brigadas do Exército Brasileiro selecionadas para integrar o Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre, refletindo o elevado grau de motivação e profissionalismo de seus integrantes na tarefa de estar sempre preparada para a sua principal missão: a defesa da Pátria.