Recursos foram direcionados para aquisição de máquina de sopro de três camadas, com foco em realizar testes para aprimorar produtos; iniciativa irá acelerar desenvolvimento de inovação pela companhia
A Braskem, líder de mercado e pioneira na produção de biopolímeros, anuncia um investimento de R$ 15 milhões para a aquisição de um equipamento de sopro de três camadas para o seu Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), localizado em Triunfo (RS). A máquina da Multipack Plas – uma sopradora Ecoblow 30LS – é usada para produzir frascos e embalagens e permite atender diversos setores como alimentício, agroquímico, químico, produtos de limpeza, entre outros.
A expectativa é que a nova aquisição aprimore e acelere o desenvolvimento de novos produtos para o mercado. A máquina permite realizar testes internos durante a elaboração desses itens, fazendo com que a equipe tenha maior segurança para chegar em uma versão final. A sopradora conta com um hardware que possibilita trabalhar com materiais recicláveis, contribuindo com a estratégia de economia circular da Braskem.
“O foco desse investimento é para testes dos polímeros para aprimorar a matéria-prima para o mercado, com foco também em sustentabilidade. O aumento da produtividade é decorrente da capacidade da máquina de simular moldes complexos. Essa aquisição será uma parte importante para nossa área de inovação”, explica Luis Orozco, líder global dos laboratórios de Inovação da Braskem.
O equipamento tem a capacidade de usar resina pós-consumo (PCR) em quaisquer das três camadas, que combinada com outras resinas, elevam a performance da aplicação a níveis altíssimos. “Ao invés do plástico ser descartado, retorna para novas aplicações”, diz Paulo Cesar, líder do laboratório de aplicações no CTI de Triunfo.
O projeto para a aquisição deste equipamento foi elaborado em parceria com o fornecedor e resultou em um produto atual e alinhado às melhores práticas, considerando aspectos de sustentabilidade, qualidade e segurança. “A configuração da nova sopradora foi pensada para propiciar versatilidade de aplicações (embalagens de pequeno e grande volume) sem perder sua representatividade de mercado”, complementa o especialista Ronaldo Bollinelli, engenheiro de aplicação da área de TS&D da Braskem.
Outros investimentos no CTI
Desde 2017, o CTI tem trabalhado de forma integrada com as unidades de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha. Soluções desenvolvidas neste centro – como resinas de alto desempenho para redução de peso de embalagens, resinas para filmes e embalagens desenvolvidas para o mercado internacional, materiais com resistência a altas temperaturas para a indústria automotiva e aditivação mais eficiente – são usadas no mundo todo.
A Braskem investiu na construção de um novo prédio para o CTI de Triunfo, no RS, para receber novos equipamentos e laboratórios, e aumentar a capacidade de inovação da Braskem. No local, serão desenvolvidas e testadas tecnologias para novos catalisadores e materiais avançados. O prédio deve ser inaugurado no 4º trimestre deste ano.
A estrutura de inovação da Braskem conta com dois Centros de Tecnologia e Inovação, em Triunfo e em Pittsburgh (EUA), um Centro de Pesquisa em Tecnologias e Renováveis, em Campinas, um Centro Técnico, em Wesseling (Alemanha) e sete plantas piloto. Juntos, possuem 276 projetos no pipeline de inovação e tecnologia e mais de 900 documentos de patentes. A empresa investe na área cerca de R$ 300 milhões/ano.