quinta-feira 23 de janeiro de 2025
Home / NEGÓCIOS / Braskem investe em expansão de capacidade e parcerias para produção de plástico de fonte renovável
segunda-feira 24 de outubro de 2022 às 15:20h

Braskem investe em expansão de capacidade e parcerias para produção de plástico de fonte renovável

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


Durante a Feira K, a empresa destaca recentes investimentos e ações em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para produção de resinas e produtos químicos com maior captura de carbono, além de ações de incentivo à eficiência energética e ao uso de fontes renováveis de energia

A Braskem, maior produtora de resinas das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, anunciou a expansão da produção dos biopolímeros I’m green™, plástico de fonte renovável produzido a partir da cana-de-açúcar. Isso exemplifica o compromisso da Braskem com a economia circular e sua ambição de alcançar a neutralidade de carbono até 2050, além de marcar um passo importante em direção a uma mudança global em toda a indústria. No momento, cerca de 200 mil toneladas de biopolímeros são produzidas por ano no Brasil, capacidade essa que será expandida para 260 mil toneladas. Em 2030, a expectativa é de que essa quantidade chegue a 1 milhão de toneladas.

Marca I’m green exclusivamente para biopolímeros

Após o lançamento da marca Wenew da Braskem para reciclagem e outras soluções circulares, a marca I’m green™ passou a ser totalmente dedicada às soluções de biopolímeros da companhia, feitos a partir do bioetanol, produzido de maneira sustentável.

Investimentos em expansão de capacidade e diversas colaborações

A Braskem está investindo um total de cerca de US$60 milhões na expansão de sua capacidade de produção dos biopolímeros I’m green™ em 30%. A companhia também está analisando a possibilidade de construir uma nova fábrica dos biopolímeros I’m green™ na Tailândia. A parceira nesse ambicioso projeto é a SCG Chemicals, empresa química líder no país. As companhias estão atualmente trabalhando juntas em estudos sobre a viabilidade e melhor localização dessa unidade de produção. Nesse contexto, um memorando de entendimento (MoU) foi firmado em 2021. Essa cooperação, por si só, pode ajudar a duplicar a capacidade atual existente para os produtos I’m green™.

Além disso, há diversas colaborações em outras áreas, como a parceria com a Lummus Technology para o licenciamento de tecnologias de biopolímeros, que resulta no desenvolvimento de novos materiais de fontes renováveis. A Lummus é uma das maiores licenciadoras no segmento de eteno e acabou de adicionar ao seu portfólio a desidratação de etanol para a produção de eteno. Essa solução sustentável contribuirá de maneira significativa para a transição para uma economia circular carbono neutro.

Outro passo importante da Braskem em direção a uma economia circular de baixo carbono é a joint venture com a fornecedora japonesa Sojitz para a produção de bioMEG (monoetilenoglicol) para PET e bioMPG (monopropilenoglicol) para uma variedade de aplicações, incluindo cosméticos, que representa um sinal claro nesse sentido.

Compensação de emissões do transporte de produtos

Um dos tipos de emissões mais desafiadoras de se lidar na luta contra as mudanças climáticas são as de escopo 3 (indiretas). A tarefa é ainda mais complexa se considerarmos as emissões de transporte e distribuição, uma vez que não há tecnologias escaláveis ou alternativas de combustíveis “carbono neutro” amplamente disponíveis no curto prazo que eliminem o impacto no clima nos próximos anos.

Assim, a fim de lidar com esses desafios e oferecer soluções sustentáveis aos parceiros da sua cadeia de abastecimento, a Braskem iniciou uma discussão com seus clientes e fornecedores sobre a compensação de emissões de gases de efeito estufa escopo 3 (categorias 4 e 9) com base na aquisição de créditos de carbono de projetos de alta qualidade e certificados no mercado voluntário internacional. Para isso, a Braskem implementou uma Mesa de Trading de Carbono no início de 2022, que apoiará as equipes comerciais globalmente na oferta de soluções para a compensação de emissões do transporte de produtos para os consumidores.

“Como pioneira no uso de recursos sustentáveis, a Braskem tem um objetivo prioritário: mostrar que a transformação é possível. Não à toa, a Braskem foi eleita “Melhor Companhia em Economia Circular” pela BloombergNEF*. I’m green™ é mais do que uma ferramenta de diferenciação competitiva; a marca, tal qual as demais iniciativas de sustentabilidade da Braskem, simboliza a transformação para a fabricação de um produto responsável para a sociedade”, explica Marco Jansen, Diretor de Negócios de Biopolímeros e Sustentabilidade EMEA.

Mais informações: I’m green™ e macro-objetivos da Braskem

Produção sustentável, gestão responsável

A produção de biopolímeros a partir da cana-de-açúcar da Braskem é ecológica e prima pela conservação de recursos em todos os aspectos.  Os fornecedores da companhia são aderentes ao seu programa de fornecimento responsável, que estabelece as normas operacionais que os fornecedores devem seguir em sua gestão de recursos humanos, do meio ambiente, das comunidades do entorno e da qualidade e eficiência. Além disso, as áreas de cultivo ficam distantes de territórios sensíveis da Amazônia e, por isso, não representam uma ameaça à floresta.

Ademais, os produtores de cana-de-açúcar garantem máxima observância das normas ambientais e sociais para reduzir ao máximo a quantidade de resíduos, ou seja, para que todos os resíduos das safras sejam reciclados na medida máxima possível. O mote é: nada deve ser jogado fora e tudo deve ser transformado em algo utilizável.

Nenhuma mudança de processos necessária por parte do usuário

A Braskem produz os biopolímeros I’m green™ no Brasil desde 2010. Uma das vantagens é o fato de que, desde o início, não foi necessário nenhum grande ajuste de processos por parte dos clientes ou usuários, ou seja, trata-se de uma solução pronta para uso. Devido ao desempenho incontestável dos polímeros de produção sustentável, eles já se consolidaram como uma alternativa ecológica ao plástico comum em ampla escala.

Proteção climática e ambiental fundamentada em macro-objetivos

A Braskem definiu um total de sete macro-objetivos, que contribuem para o desenvolvimento sustentável, sendo que dois deles são direcionados à ambição da companhia de se tornar carbono neutro em uma economia circular. O espectro dos macro-objetivos varia de aspectos de saúde e segurança a questões éticas e ecológicas e proteção explícita do clima. Alinhada a outros objetivos como redução de resíduos por meio da reciclagem, produção ecologicamente correta e uma cultura de inovação permeada pela sustentabilidade, a Braskem criou assim um compêndio abrangente no sentido do desenvolvimento ambiental e humanamente responsável.

Nossa ambição é estarmos entre as maiores empresas petroquímicas globais em termos emissões de gases de efeito estufa (GEE) e sermos um grande player na captura de carbono a partir da produção de materiais feitos a partir de matérias-primas renováveis.  Com a marca I’m green™ e os produtos correspondentes, a Braskem faz uma importante contribuição para essa meta geral, podendo assim servir de modelo e incentivar outras empresas a fazerem o mesmo.

Veja também

Nova lei destina recursos para o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, administrado pela Sudene

O Governo Federal formalizou mais uma medida que abre novos recursos para obras estruturantes na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!