domingo 22 de dezembro de 2024
Home / ELEIÇÕES 2022 / Brasileiros vão em peso votar em Lisboa; filas começaram cedo
domingo 30 de outubro de 2022 às 10:52h

Brasileiros vão em peso votar em Lisboa; filas começaram cedo

ELEIÇÕES 2022, NOTÍCIAS


Os brasileiros que moram em Lisboa e em suas cercanias aproveitaram o dia ensolarado para sair cedo de casa e cumprir o dever cívico de votar nas eleições presidenciais. Estão aptos a cravarem suas escolhas nas urnas eletrônicas 45.273 cidadãos. Trata-se do maior colégio eleitoral fora do Brasil. Desde antes da abertura da votação, as filas estavam imensas, mas sem nenhum tumulto. Segundo o cônsul-geral do Brasil em Lisboa, embaixador Wladimir Valler Filho, somente na primeira hora, 5 mil eleitores já tinham votado, mais de 20% dos 20.266 que compareceram às urnas no primeiro turno.

Com isso, Valler Filho não acredita que haverá necessidade de se ampliar o horário de funcionamento das 118 seções eleitorais. Na primeira rodada das eleições, a votação se estendeu por três horas além do previsto. “Tudo está transcorrendo bem, com agilidade para votação, apesar do grande afluxo de pessoas”, afirmou. Ele destacou ainda que todas as 58 urnas estão funcionando normalmente. Por precaução, porém, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviou cinco urnas reservas dentro de um plano de contingência.

A votação ocorre na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Estima-se que a fila passe de um quilômetro. Mas os eleitores não se incomodam. “Está bem melhor do que no primeiro turno”, disse Renata Guerra, 53 anos, que declarou voto no presidente Jair Bolsonaro, do PL. Para ela, os atuais números do governo na economia justificam a sua opção. “Não tem a roubalheira dos governos do PT”, frisou. No primeiro turno, porém, o candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, venceu com grande margem: 12.153 votos ante 6.068 de Bolsonaro.

Na avaliação da professora Joana Angélica, 53, Lula voltará a ganhar em Lisboa e no Brasil. “Vim da Inglaterra para Lisboa para votar em Lula”, afirmou. Eliana Ridol, 41, também optou pelo petista. “Participo de campanhas eleitorais desde 1989, e essa é a mais importante da história do país”, ressaltou. Acompanhada da filha Luna, 9, ela assinalou que Bolsonaro governou nos últimos quatro anos a base de fake News. “Lula vai ganhar para mudar isso. Tenho certeza”, frisou.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!