Valdomiro de Sousa, um brasileiro prestes a completar 90 anos e estudante de Medicina, é um exemplo de que os sonhos podem ser realizados em qualquer fase da vida e que idade realmente é apenas um número.
Ex-pedreiro e empresário, ele está concluindo o curso no mesmo ano em que enfrentou um AVC e será homenageado pela faculdade onde estuda com uma láurea acadêmica – um reconhecimento merecido por sua dedicação excepcional.
“É uma honra para mim porque não tem ninguém no mundo que tem uma história como a minha, nem se você procurar na China, no Japão” brinca Valdomiro, conforme Karen Belém, do Só Notícias Boas.
Reconhecimento do esforço
Valdomiro completa 90 anos no próximo dia 16 de novembro e essa foi a mesma data escolhida pela coordenação do curso de medicina para a formatura.
“Ele queria tanto essa formatura, que decidimos realizar essa cerimônia no dia do aniversário dele, como uma forma de reconhecer seu esforço e desempenho”, disse o médico Marinaldo Soares, coordenador do curso.
A celebração se torna ainda mais especial porque acontece no mesmo ano em que o empresário se recupera de um acidente vascular cerebral (AVC), que aconteceu em fevereiro.
De ajudante de pedreiro a empresário
Com 16 anos, Valdomiro saiu de Cristianópolis, cidade do interior de Goiás onde foi criado, em direção a Goiânia.
Começou trabalhando como ajudante de pedreiro para poder estudar contabilidade. Depois conseguiu um emprego em um frigorífico, mas sua visão empreendedora o levou a se tornar dono do próprio negócio.
“Abri uma firma com uns 20 anos, foi então que consegui melhorar minha condição de vida. Nessa época não tinha carro, fazia tudo de bicicleta. Sofri demais, porém venci” conta Valdomiro.
O empresário tentou fazer a faculdade de Medicina, mas na época não foi aprovado. Mais tarde, ele e os sócios descobriram uma jazida de nióbio na fazendo do frigorífico, o que lhe rendeu um bom investimento.
Estudou direito aos 70 anos
Aos 70 anos, cursou Direito, compartilhando os corredores da faculdade com sua filha Karyna. Mas mesmo com uma carreira bem-sucedida, Valdomiro ainda nutria o sonho de ser médico.
Ele estudou para o vestibular em segredo e só falou sobre a sua decisão depois que foi aprovado. Sua filha mais nova, Caroline, que também é médica, lembra a reação da família diante da notícia.
“Ficamos assustados com a notícia de que ele queria fazer esse curso, com essa idade. Eu conheço a rotina e sei que é muito pesada, como seria conciliar os estudos com tanta coisa que ele já faz? Mas fiquei orgulhosa. Para todo mundo que conto isso, as pessoas ficam maravilhadas, é uma lição de vida, uma inspiração”.
O susto do AVC
Na reta final do curso, o futuro médico sofreu um AVC, mas teve uma recuperação rápida.
Ficou apenas um mês sem ir à faculdade durante o período de recuperação.
“Deus me deu a felicidade de sobreviver, quase morri, mas agora estou bem, melhorando a cada dia”, diz ele.
Valdomiro, seu exemplo é uma inspiração de que nunca é tarde demais para transformar nossos sonhos em realidade.