segunda-feira 30 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / Brasileiro que foi eleito deputado nos EUA admire ter mentido em seu currículo
terça-feira 27 de dezembro de 2022 às 20:09h

Brasileiro que foi eleito deputado nos EUA admire ter mentido em seu currículo

MUNDO, NOTÍCIAS


O membro republicano da Câmara dos Representantes de Nova Iorque, George Santos, admitiu na segunda-feira ter inventado pormenores sobre a sua educação e o seu antigo emprego enquanto fazia campanha para as eleições parlamentares intercalares de 8 de Novembro.

Ele admitiu isto durante uma entrevista com o New York Post depois do The New York Times ter revelado que o congressista tinha mentido no seu CV e que não tinha obtido os diplomas universitários que afirmava ter.

A este respeito, Santos – que é congressista há apenas seis semanas – tinha afirmado que tinha trabalhado nas empresas de consultoria Goldman Sachs e Citigroup e que se tinha formado na Universidade de Nova Iorque, algo que não era verdade.

O congressista disse na entrevista ao Post que “nunca trabalhou directamente” com nenhuma das duas empresas e disse que seria “mais claro sobre isso” no futuro. Também confessou que não se licenciou na Universidade de Nova Iorque, nem em “qualquer instituição de ensino superior”, apesar das suas afirmações anteriores, The Hill relatou.

Santos também fez afirmações sobre a sua história familiar que não puderam ser provadas, tais como que os pais da sua mãe eram judeus ucranianos que fugiram do holocausto nazi para o Brasil. No entanto, os registos obtidos pelo ‘The New York Times’ mostraram que os pais da sua mãe nasceram no Brasil e não tinham antepassados ucranianos ou judeus.

“Os meus pecados aqui estão a embelezar o meu currículo. Lamento”, disse o legislador republicano ao New York Post, insistindo que a controvérsia não o impedirá de “ter um bom sucesso legislativo”.

O Partido Democrata, contudo, já apelou à demissão de Santos, alegando que ele desiludiu os eleitores.

“O congressista republicano eleito George Santos, que admitiu agora as suas mentiras maciças, deve demitir-se. Se não o fizer, então o Partido Republicano deveria pedir uma votação para o expulsar”, disse o congressista democrata Ted Lieu no Twitter.

Outro democrata de Nova Iorque, o congressista Ritchie Torres, instou o Comité de Ética da Câmara a investigar a angariação de fundos do republicano na pista da campanha.

“George Santos admite que a sua história de vida é uma fabricação completa. A sua lamentável confissão não nos deve distrair das preocupações sobre possíveis crimes e corrupção. O Comité de Ética deve investigar como é que ele ganhou o seu dinheiro. Onde há fumo, há fogo”, reiterou Ritchie.

Veja também

Entidades do agro se mobilizam para barrar alíquota de tributação sobre grãos

Associações que reúnem produtores e comerciantes de grãos no Brasil estão se mobilizando para recorrer …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!