segunda-feira 24 de fevereiro de 2025
Home / Mundo / MUNDO / Brasileiro em Gaza relata espera de três dias para conseguir água potável
domingo 29 de outubro de 2023 às 13:09h

Brasileiro em Gaza relata espera de três dias para conseguir água potável

MUNDO, NOTÍCIAS


O brasileiro Hasan Rabee relatou neste domingo (29) a dificuldade para conseguir água potável na Faixa de Gaza. Hasan está abrigado com a esposa e duas filhas numa casa em Khan Younis, a espera de liberação para atravessar a fronteira com o Egito e conseguir embarcar de volta para o Brasil.

“Achei água depois três dias de falta, obrigado governo federal e embaixador Alessandro que está apoiando os brasileiros 24 horas. Obrigado presidente Lula por esse esforço de ajuda de cidadãos”, postou Hasan nas redes sociais.

O governo tem enviado dinheiro para que os brasileiros possam garantir o mínimo para a sobrevivência. Os preços dos produtos na feira e nos mercados locais, no entanto, têm triplicado, às vezes quadruplicado. Por isso, as pessoas estão sendo orientadas a estocar comida e produtos básicos. A maior preocupação é com o racionamento de gás, água e comida.

Um vídeo enviado à CNN pela Representação do Brasil na Palestina mostra civis amontoados tentando conseguir pão. Os relatos dão conta de que a situação de escassez é diária. Muitas vezes, a espera chega a ser de cinco horas para conseguir o alimento.

Também neste domingo, milhares de cidadãos de Gaza invadiram armazéns e centros de distribuição da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) e pegaram farinha e itens básicos de sobrevivência.

“Este é um sinal preocupante de que a ordem civil está começando a ruir depois de três semanas de guerra e de um cerco apertado a Gaza”, afirmou a UNRWA em comunicado.

Pedidos de ajuda

A Representação do Brasil na Palestina atualizou para 34 o número de pessoas que aguardam liberação para deixar a região de Gaza pela fronteira com o Egito em segurança.

São 24 brasileiros e 10 palestinos. A maioria é formada por crianças e mulheres.

Uma aeronave da Presidência da República aguarda o grupo em Cairo, desde 18 de outubro.

Veja também

Filhos de Gandhy veta participação de transsexuais em desfile de Carnaval de Salvador

Os associados ao Afoxé Filhos de Gandhy foram surpreendidos segundo o jornal Correio da Bahia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!