O Brasil ultrapassou os Estados Unidos na média de novas mortes diárias por Covid-19 por milhão de habitantes, segundo o projeto de transparência de dados Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford (Reino Unido).
De acordo com o levantamento da plataforma, o Brasil registrou na quarta-feira uma média móvel de 6,3 mortes diárias por milhão de habitantes, considerando os últimos sete dias. É o maior número já registrado no país. Já os EUA registraram 5,5 mortes por milhão, também considerando a média móvel.
Entre maio e outubro de 2020, o Brasil já havia superado os EUA no indicador. No entanto, desde então, os Estados Unidos ultrapassaram o país e se mantinham acima do número relativo de óbitos brasileiro.
Na quarta-feira, o Brasil registrou a 12ª maior média de novas mortes diárias pela Covid-19 por milhão de habitantes, enquanto os EUA estão em 17º. O ranking é liderado pela Eslováquia, República Tcheca e Montenegro. Entre esses países, apenas o segundo possui pouco mais de 10 milhões de habitantes.
O Brasil apresenta atualmente seu pior cenário: o país bateu, pelo segundo dia consecutivo, o recorde de mortes por Covid-19 notificadas em 24h. Foram 1.840 óbitos contabilizados pelas secretarias estaduais de saúde, de acordo com informações do boletim do consórcio de veículos de imprensa. A média móvel também bateu um novo recorde, com 1.332 mortes.
Já os EUA registraram na quarta-feira a média móvel de 1.835 óbitos, segundo o Our World in Data. Os dois países lideram o ranking da média móvel de novas mortes pela doença.
Mortes acumuladas e vacinação
Ambos também são os países com os maiores números cumulativos de mortes por Covid-19 confirmadas desde o início da pandemia, com os EUA em primeiro lugar.
Considerando as mortes acumuladas por milhão de habitantes, o Brasil está em 24º lugar, com 1.220. O primeiro lugar é ocupado por San Marino, na Europa, com 2.210 de óbitos por milhão. Os EUA estão em 11º, com 1.566.
O projeto também apresenta dados sobre vacinação. Enquanto os EUA já aplicaram pelo menos uma dose de vacina em 16% de sua população, cerca de 3,4% da população brasileira foi vacinada. Israel lidera o ranking: 56% de seus habitantes já receberam pelo menos uma injeção.
Covid-19 avança no Brasil
O avanço da Covid-19 no Brasil tem levado a recordes de mortes pela doença e sobrecarga dos hospitais em diferentes regiões. Cientistas alertam que a situação do país se tornou uma ameaça global, com o risco de gerar novas e ainda mais letais variantes do coronavírus.
Para tentar frear o crescimento de casos da doença, estados e municípios adotam medidas como toques de recolher, restrições de circulação em alguns horários, fechamento do comércio de atividades não essenciais e proibição de acesso a parques e praias.
Especialistas destacam que, além das medidas restritivas contra o coronavírus, também é preciso acelerar a vacinação no país.