O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, será o anfitrião da XV Conferência de Ministros da Defesa das Américas, evento que reunirá chefes da pasta de 34 países da região em Brasília, entre segunda e sexta da semana que vem.
Criado em 1995, o fórum é a principal reunião multilateral na área de defesa entre os países das américas. Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é “promover o conhecimento recíproco, a análise, o debate e o intercâmbio de ideias e experiências no campo da defesa e da segurança”.
A cada dois anos, o país-sede é alternado entre os países signatários. Na pauta deste ano serão discutidos temas como ciberdefesa e ciberespaço, mulher, paz e segurança, cooperação em assistência humanitária e socorro em casos de desastre, fortalecimento da dissuasão integrada: ar, terra, mar.
Será debatido ainda o papel das Forças Armadas nos fluxos migratórios, tema que será apresentado pelo Brasil, no qual os militares participam da Operação Acolhida, de suporte a refugiados e imigrantes.