O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas nesta quarta-feira (28) às declarações feitas pelos ministros Paulo Guedes (Economia) e Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil).
Na terça (27), durante reunião do Conselho de Saúde, Guedes disse que o coronavírus foi “inventado” pela China e que a vacina desenvolvida pelo país asiático é “menos eficiente” do que as doses fabricadas nos Estados Unidos. Depois, o ministro falou em mal entendido.
No mesmo evento, Ramos disse que tomou a vacina contra a covid-19 escondido e afirmou que o presidente Jair Bolsonaro, de 66 anos, corre risco de vida, por isso aconselha o mandatário a vacinar-se contra a doença. A declaração vazou em áudio da transmissão da reunião.
Para Lula, a atuação dos ministros demonstram que o país se transformou no “país do desespero”.
“Que país é esse onde um ministro vai tomar vacina escondido do presidente da República? Que país é esse em que o ministro da Economia quer que as pessoas vivam pouco pra poder consertar a economia? E ainda agride os chineses, desqualificando nosso maior parceiro comercial”, disse Lula no Twitter.
“É uma pena que o Brasil, que já foi o país da esperança, tenha se transformado no país do desespero”, completou.