Apesar da falta de infraestrutura para o recarregamento de carros elétricos no Brasil, as vendas de modelos eletrificados estão em alta. No primeiro quadrimestre deste ano, foram registradas 51.296 vendas de veículos elétricos e híbridos no país, um salto de 162% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento fez do Brasil o maior mercado mundial para carros eletrificados fabricados na China.
A Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA) informou que as exportações de carros elétricos e híbridos plug-in para o Brasil aumentaram 13 vezes em relação ao ano anterior, totalizando 40.163 unidades em abril. Com esse desempenho, o Brasil superou a Bélgica como principal destino para carros chineses eletrificados, uma vez que ocupava apenas a décima posição no ranking em janeiro.
Enquanto o Brasil consome cada vez mais carros elétricos, a Europa tem reduzido a importação de modelos chineses. Países como Espanha, França e Noruega diminuíram a demanda entre janeiro e abril. Um dos motivos para essa queda é a investigação de subsídios pela União Europeia em relação aos veículos elétricos chineses. Como resultado, as montadoras chinesas têm buscado outros mercados, como o Sudeste Asiático e a América do Sul.
Apesar das sanções ocidentais devido à guerra na Ucrânia, a Rússia continua sendo o maior destino de exportação de carros chineses em geral. Nos primeiros quatro meses deste ano, as exportações para a Rússia aumentaram 23%, totalizando 268.779 veículos. No entanto, o Brasil também surpreendeu, com um aumento de 536% nas exportações para cá, totalizando 106.448 unidades no mesmo período.
No cenário nacional, a montadora BYD lidera o processo de eletrificação dos veículos leves no Brasil. Em abril, ela foi responsável por quase metade dos emplacamentos (7.045), com uma participação de 46,3% no mercado de carros elétricos. O modelo Dolphin Mini, da BYD, vendeu mais unidades do que o tradicional Toyota Corolla no último mês. Além disso, a BYD está construindo uma fábrica no Brasil, nas instalações da antiga unidade da Ford em Camaçari (BA).
Outra montadora chinesa, a GWM, também está investindo no Brasil. A fábrica da GWM será baseada na antiga unidade da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo, e deve começar a operar no segundo semestre de 2024. Mais fabricantes estão de olho no mercado brasileiro, tornando o país um importante polo para carros elétricos.
As cinco montadoras que mais emplacaram veículos elétricos no Brasil nos primeiros quatro meses de 2024 foram:
- BYD – 21.984 unidades
- GWM – 8.016 unidades
- Toyota – 6.950 unidades
- Caoa Chery – 3.082 unidades
- Volvo – 2.043 unidades