Cerca de 30 milhões de brasileiros que estão aptos a votar optaram por se abster do primeiro turno das eleições municipais de 2025. O número representa mais de um quinto do eleitorado no país. De acordo com o levantamento feito pelo Metrópoles, a ausência dos eleitores poderia causar um resultado diferente em mais de 2,7 mil cidades.
Na cidade de Rio Branco, capital do Acre, mais de 65 mil eleitores que estão aptos a votar não compareceram às urnas, o que representa 24% do eleitorado. No município, a diferença entre o primeiro colocado, Tião Bocalom (PL-AC), e o segundo, Marcus Alexandre (MDB), foi de 39,7 mil votos.
No Rio de Janeiro, a diferença do número de votos entre o primeiro e o segundo colocado na disputa é menor que o total das abstenções. Na capital fluminense, 1,5 milhão de eleitores não compareceram ao pleito.
Segundo o Metrópoles, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considera que 5,4 mil cidades com decisão no primeiro turno já tiveram os resultados oficializados pela Justiça Eleitoral.
Em alguns casos, o resultado da eleição depende da decisão final do Judiciário.