O carregamento de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para produção de 12 milhões de vacinas da AstraZeneca chegou neste último sábado (22) às 17h54 no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.
Os insumos, que vieram do laboratório Wuxi Biologics, na China, seguem para as instalações da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio.
A entrega inclui duas remessas, já que um carregamento que estava agendado para 29 de maio teve seu envio antecipado. Ao chegar, o IFA ainda precisa ser checado e descongelado.
De acordo com a Fiocruz, as vacinas que serão produzidas com este insumo irão assegurar as entregas ao SUS (Sistema Único de Saúde) até a 3ª semana de junho.
A Fiocruz também trabalha no processo de transferência de tecnologia para produzir o insumo no Brasil. Segundo a fundação, todas as informações técnicas necessárias à transferência de tecnologia já foram repassadas pela AstraZeneca.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já concedeu a certificação das condições técnico-operacionais das instalações que produzirão o IFA, após vistoria realizada neste mês.