A entrega do prêmio de Melhor País de Destinos do mundo ao Brasil aconteceu nesta última quarta-feira (24), durante o primeiro dia da Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha. O reconhecimento é da Federação Espanhola de Jornalistas e Escritores de Turismo, vinculada à Federação Mundial Fijet World, responsável pelos Prêmios Fijet.
A entidade reconhece e homenageia instituições e empresas do setor, valorizando a excelência na gestão, a promoção do turismo e dos destinos. Representando o Brasil, a Embratur recebeu o prêmio das mãos do presidente da Fijet, Miguel Ángel González.
“Estamos num ótimo momento de retomada do turismo internacional. Acreditamos que 2024 será o ano em que recordes serão batidos no setor e estamos muito felizes por entregar ao Brasil o prêmio de melhor destino internacional do ano. Principalmente porque os jurados desse prêmio são jornalistas do turismo que viajam o mundo”, comentou.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, agradeceu a homenagem e ressaltou a importância do trabalho do governo federal em prol do turismo. Ele reforçou, ainda, que o reconhecimento também é resultado do trabalho da Agência a partir de uma nova visão de país.
“Temos que desmistificar a ideia de que o Brasil oferece somente sol e praia. O Brasil é muito mais que isso e estamos trabalhando para mostrar ao mundo que o Brasil também é gastronomia, é cultura, é sustentabilidade. É muito importante receber esse prêmio, pois o Brasil está num momento de reerguimento com o Governo Lula, que reconectou nosso país com o mundo. Os resultados estão aparecendo no turismo e esse prêmio é um deles. Isso reforça que estamos no caminho certo”, afirmou Freixo.
Ele também parabenizou os gestores públicos, empresários e trabalhadores que atuam no setor: “O prêmio é uma conquista de todos que se dedicam ao turismo”.
Na solenidade, o ministro do Turismo, Celso Sabino, lembrou o desempenho brasileiro no estudo da seguradora americana Berkshire Hathaway Travel Protection. Pelo levantamento, o Brasil ocupa o 15º lugar no ranking dos países mais seguros para viajar em 2024. Na América do Sul, o topo do pódio é nosso.
“O Brasil é um país seguro, com estabilidade política e que dialoga com todas as nações. Esse é um momento muito importante para o Brasil”, reforçou Sabino.
Embratur na Fitur 2024
A Embratur participa, até o próximo domingo (28), da Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri. Ao lado de outros 25 co-expositores, a Agência leva a uma das feiras mais importantes do mundo a exuberância dos destinos brasileiros, além de uma variedade de sabores, diversidade e sustentabilidade. Por lá, a Embratur irá lançar o primeiro metaverso de turismo do Brasil e posicionar, ainda mais, o país no mercado de turismo espanhol.