segunda-feira 3 de março de 2025
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Home / DESTAQUE / Brasil gasta 4 vezes mais que a média global com tribunais de Justiça; confira
domingo 2 de março de 2025 às 17:09h

Brasil gasta 4 vezes mais que a média global com tribunais de Justiça; confira

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Brasil destinou 1,3% do PIB para gastos com tribunais de Justiça em 2023, um valor 4,3 vezes maior que a média internacional, que é de 0,3% do PIB. Os dados foram divulgados pelo Tesouro Nacional no relatório que compara despesas públicas do Brasil com outros países.

Os números são do ano de 2022.

O levantamento mostra que o Brasil está entre os países que mais gastam com o Judiciário no mundo, ficando atrás apenas de El Salvador (na comparação com o PIB). A maior parte desse montante foi executada pelos governos estaduais, que responderam por R$ 107,3 bilhões do total de R$ 156,6 bilhões destinados ao setor.

A despesa com tribunais no Brasil é majoritariamente composta por salários e encargos trabalhistas: 79,8% do total gasto foram para pagamento de pessoal.

A lista dos 10 países que mais gastam com tribunais de Justiça (em proporção do PIB) é:

  • El Salvador
  • Brasil
  • Bulgária
  • Guatemala
  • Polônia
  • África do Sul
  • Letônia
  • Eslovênia
  • Reino Unido
  • Croácia

🔹 Educação (2022)

✔️ Brasil: 4,9% do PIB

✔️ Média global: 4,5% do PIB

🔹 Saúde (2022)

✔️ Brasil: 4,7% do PIB

✔️ Média global: 6,2% do PIB

 Enquanto a Educação tem um investimento compatível com a média global, a Saúde segue abaixo do padrão internacional, o que reflete dificuldades na oferta de serviços públicos e infraestrutura hospitalar.

Segurança pública: Brasil gasta mais que outros países

Outra área em que o Brasil se destaca pelo alto investimento é a Ordem Pública e Segurança, que consumiu 2,85% do PIB em 2022.

Esse valor é superior à média internacional de 1,8% e reflete os altos custos das forças de segurança e do sistema judicial.

🔹 Comparação com outros países (2022):

✔️ Brasil: 2,85% do PIB

✔️ Média global: 1,8% do PIB

 A maior parte desse gasto está concentrada em tribunais de Justiça e segurança pública, incluindo despesas com polícias militares e civis, sistema prisional e Ministério Público.

Baixo investimento em infraestrutura e transportes

Enquanto algumas áreas recebem investimentos expressivos, outras ainda são deficitárias. O relatório aponta que os gastos com infraestrutura e transportes no Brasil são bem inferiores à média global.

✔️ Brasil: 3,5% do PIB

✔️ Média global: 5,8% do PIB

O baixo nível de investimento em transportes e infraestrutura logística pode comprometer o crescimento econômico e a competitividade do país no longo prazo.

Veja também

Milei diz na abertura do Congresso que sua motosserra simboliza uma ‘mudança de época’

O presidente argentino, Javier Milei, afirmou neste último sábado(1º), durante seu discurso na abertura anual …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!