O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, recebeu, nesta terça-feira (22), a comissária de assuntos internos da União Europeia (UE), Ylva Johansson. O encontro marca a prioridade conferida mutuamente à parceira estratégica entre o Brasil e o bloco europeu. A visita oficial sinaliza o interesse comum em reforçar a cooperação bilateral no combate ao crime organizado transnacional, sobretudo em áreas como tráfico de drogas, tráfico de pessoas, crimes ambientais e lavagem de ativos.
Ao final do encontro, que ocorreu no Palácio da Justiça, em Brasília (DF), o ministro Lewandowski e a comissária Johansson trocaram as versões rubricadas da minuta do acordo entre a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) e as autoridades brasileiras para o combate à criminalidade grave e ao terrorismo. O ato simbolizou o encerramento do processo negociador em nível técnico entre os países e permitirá o início dos trâmites para a futura assinatura do documento.
Uma vez aprovado pelo Congresso Nacional, o acordo permitirá a troca de dados entre as forças de segurança brasileiras e europeias por intermédio da Polícia Federal e da Europol.