Oito em cada dez brasileiros (83%) afirmam que estão felizes, mostra a pesquisa “Global Happiness 2023”, da Ipsos, especialista em pesquisa de mercado e opinião pública. O Brasil é o quinto colocado do ranking, atrás apenas da China (91%), Arábia Saudita (86%), Holanda (85%) e Índia (84%). Os dados do Brasil são superiores a média mundial, de 73%.
Os cidadãos que menos indicam que estão felizes são os húngaros (50%), sul-coreanos (57%) e poloneses (58%). Em relação ao mesmo levantamento realizado no fim de 2021, os dados do Brasil subiram 20 pontos percentuais, de 63% para 83%. O país fica atrás apenas de Colômbia, Chile e Argentina, que apresentaram crescimento de 26 pontos percentuais no mesmo período.
Um dado do Brasil chama a atenção: apenas 58% dos brasileiros afirmaram que possuem amigos próximos ou parentes com quem poderiam contar em caso de necessidade. O país é o penúltimo colocado do ranking neste quesito, ficando atrás apenas do Japão (54%). Holanda (82%), Indonésia e Portugal (ambos com79%) estão no topo da lista. A média global é de 72%.
O que faz as pessoas felizes?
Os cidadãos de países em desenvolvimento geralmente estão mais satisfeitos com sua fé ou vida espiritual, bem-estar físico, aparência, parentes, sentido de controle da própria vida e propósito, além de se sentirem mais apreciados. Já a felicidade das pessoas em países desenvolvidos está relacionada à segurança, posses, condições de vida e emprego.