quinta-feira 21 de novembro de 2024
Brasil adere ao Arranjo Global sobre Comércio e Gênero - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Brasil adere ao Arranjo Global sobre Comércio e Gênero
segunda-feira 26 de fevereiro de 2024 às 18:10h

Brasil adere ao Arranjo Global sobre Comércio e Gênero

NOTÍCIAS


O Brasil aderiu nesta segunda-feira (26) ao Arranjo Global sobre Comércio e Gênero. A assinatura ocorreu em Abu Dhabi, durante a 13ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Leia abaixo Nota Conjunta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE):

NOTA CONJUNTA MRE/MDIC À IMPRENSA – GTAGA

Adesão do Brasil ao Arranjo Global sobre Comércio e Gênero

Em cerimônia realizada hoje (26/2), em Abu Dhabi, à margem da 13ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, assinou instrumento para adesão do Brasil ao Arranjo Global sobre Comércio e Gênero (“Global Trade and Gender Arrangement” – GTAGA). Esteve presente a Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres. A adesão vai ao encontro de outras iniciativas com o objetivo de permitir que o comércio promova o empoderamento feminino e a equidade de gênero, por meio da elaboração de políticas públicas e da cooperação internacional.

O GTAGA foi assinado em 2020 entre Canadá, Chile e Nova Zelândia, e atualmente é composto também por Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, México e Peru. A adesão do Brasil ao acordo teve início com convite do Chile, por ocasião das atividades de implementação do capítulo dedicado a Comércio e Gênero do Acordo de Livre Comércio Brasil – Chile, em vigor desde 2022. O capítulo conta com uma série de atividades programadas de cooperação para os trabalhos do Comitê de Comércio e Gênero, como troca de estatísticas de exportação e importação desagregadas por gênero e a promoção de empresas lideradas por mulheres.

O tema “Mulheres no Comércio Internacional” constitui, igualmente, uma das prioridades da presidência brasileira do G20 para o Grupo de Trabalho sobre Comércio e Investimentos do agrupamento.

Estudo publicado pelo MDIC em 2023, “ Mulheres no Comércio Exterior – uma análise para o Brasil ”, aponta que, em 2019, 2,6 milhões dos empregos nas empresas que atuam no comércio exterior brasileiro eram ocupados por mulheres, representando 32,5% dos empregos totais nessas firmas, e que apenas 14% das empresas exportadoras pertenciam, em sua maior parte, a mulheres. Esses dados revelam haver ainda amplo potencial para que as mulheres se beneficiem do comércio exterior, seja como trabalhadoras ou empreendedoras.

Veja também

Prefeitura lança edital de licitação para empresa explorar quiosques na orla de Salvador

A Prefeitura de Salvador lançou edital de licitação para  a concessão de 34 quiosques e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!