Um acidente no set do filme “Rust”, estrelado por Alec Baldwin, 63 anos, deixou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42 anos, morta e o diretor Joel Souza, 48, ferido, no Bonanza Creek Ranch, em Santa Fé, Novo México, nos Estados Unidos, nesta última quinta-feira (21). De acordo com o The New York Times, foi o próprio ator que disparou a arma cenográfica. O disparo teria sido acidental e Baldwin não ficou ferido.
Segundo o jornal O Tempo, os sets de filmagem costumam ter normas para o uso de armas, mas acidentes são registrados. Um dos mais famosos foi quando o ator Brandon Lee, filho do mestre das artes marciais Bruce Lee, morreu alvejado acidentalmente no estômago por Michael Massee (1952-2016), com uma pistola que deveria estar carregada com balas de festim, há 28 anos, durante as gravações do filme “O Corvo” em 1994.
No filme, Lee fazia o papel de um roqueiro (Eric Draven) que volta à vida para vingar seu assassinato e o de sua namorada, na véspera de seu casamento, e é guiado por um corvo. Antes dele, outros participantes já tinham ido parar no hospital. Um eletricista levou um choque em um cabo de alta-tensão, um carpinteiro feriu gravemente a mão e outro empregado chocou seu carro contra os cenários do filme.
Em 2018, uma dublê morreu durante as gravações do filme “Deadpool 2”, em Vancouver, no Canadá. Joi Harris, 40, atuava como dublê da personagem Domino, interpretada por Zazie Beetz. De acordo com pessoas que estavam no local, a dublê perdeu o controle da moto, que atravessou o set de filmagem e entrou pela janela de um edifício na rua. O acidente ocorreu após quatro tentativas bem sucedidas da manobra e Harris não usava capacete.
Ator Alec Baldwin dispara arma e mata diretora de fotografia durante gravações de filme, diz polícia