Preso nesta manhã de sábado (14) pela Polícia Federal como alvo do inquérito do suposto golpe, Walter Braga Netto é segundo a coluna de Lauro Jardim, do O Globo, o primeiro general quatro estrelas do Exército preso na história do Brasil. Nem na ditadura outro general quatro estrelas havia sido preso. Na época, eles foram mandados para a reserva.
Braga Netto, ex-chefe da Casa Civil e ex-ministro da Defesa de Jair Bolsonaro (PL), foi detido em Copacabana, onde mora no Rio de Janeiro, e será entregue ao Comando Militar do Leste. Ele ficará sob custódia do Exército.
Segundo publicação, Braga Netto vai ficar detido no mesmo pelotão que comandou em 2016, nas Olimpíadas do Rio.
O general da reserva foi candidato a vice de Jair Bolsonaro em 2022 e acabou indiciado pela PF por tentativa de golpe de Estado junto do ex-presidente e outras 38 pessoas.
Além de Braga Netto, há mais três generais de quatro estrelas na mira da Polícia Federal, ainda conforme o colunista, que seriam : Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira.
Generais de quatro estrelas investigados — e hoje um deles preso — é uma novidade histórica que o atual Alto Comando do Exército tem que enfrentar. Um deles, em conversa com a coluna, se mostra conformado:
— Como esse processo de investigação começou aos poucos, no ano passado, o Exército acabou se preparando. É triste ter antigos companheiros envolvidos nestas questões. Mas faz parte. E temos que nos acomodar a essa situação.