Ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, o general Walter Braga Netto (PL), passará a integrar segundo Fábio Zanini da coluna Painel, na Folha, o núcleo da campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Esse grupo já é formado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Braga Netto é o principal nome cotado para compor como vice-presidente a chapa de Bolsonaro e é de sua extrema confiança. É um dos principais canais do presidente com os militares.
Esse núcleo, visto como mais profissionalizado, quer trazer Braga Netto para perto, para neutralizar a influência de auxiliares mais “ideológicos”.
Seus interlocutores, no entanto, afirmam que Braga Netto deve justamente exercer o papel de “algodão entre os cristais”, e ser o filtro de Bolsonaro entre as duas alas.
Em 2018, o principal militar que integrava a campanha do presidente era o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, mas ele deve ter uma participação mais reduzida neste ano.