Boris Johnson concordou em renunciar como líder do partido conservador, avança a imprensa britânica e a Associated Press. De acordo com a BBC, o primeiro-ministro britânico quer permanecer na chefia do Governo até que seja eleito o seu sucessor no partido. “O primeiro-ministro vai fazer uma declaração ao país hoje”, informou um porta-voz de Downing Street à imprensa britânica.
Segundo o The Guardian, que cita fontes do nº10 de Downing Street, Boris Johnson falou com o líder do Comité 1922, Sir Graham Brady, e concordou em demitir-se. A decisão terá sido tomada cerca das 8:30 desta quinta-feira. A decisão surge depois de mais de 50 membros do executivo terem apresentado a demissão, em protesto pelos contínuos escândalos que envolvem Boris Johnson.
As novas demissões aumentaram a pressão sobre Boris Johnson para sair do governo, sendo que o influente Comité 1922, que agrupa os deputados conservadores, prepara uma modificação das regras para que se possa levar a cabo uma nova moção de censura interna contra o chefe do governo.