Segundo o jornal O Globo, o presidente Jair Bolsonaro mudou de ideia mais uma vez e decidiu enviar o vice-presidente Hamilton Mourão para a posse de Alberto Fernández na Argentina , disseram fontes do Planalto. Até a manhã desta segunda-feira, a decisão era de que o país seria representado apenas pelo embaixador em Buenos Aires, Sérgio Danese, depois que, no domingo, o presidente desistiu de enviar o ministro da Cidadania, Osmar Terra.
Na manhã desta segunda, ao ser questionado sobre a decisão de não enviar Terra, Bolsonaro mencionou a lista de convidados de Fernández, sem entrar em detalhes, e lembrou que na sua posse algumas autoridades não foram convidadas — uma referência aos presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Bolsonaro ressaltou que o comércio com a Argentina não seria afetado por sua decisão de não prestigiar a posse.
“Primeiro, estou analisando a lista de convidados por parte dele. Quando eu assumi aqui, não convidei algumas autoridades também. Nosso comércio com a Argentina continua sendo da mesma forma, sem problema nenhum, não vai interferir em nada. Outra pergunta”, disse Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.
Questionado se isso significava que não haveria nenhum representante, Bolsonaro encerrou a entrevista e foi embora.
“Outra pergunta. Não tem outra pergunta? Obrigado, até mais.
No início de novembro, Bolsonaro anunciou que o Brasil não enviaria ninguém para a posse. Dias depois, no entanto, afirmou que Terra representaria o país.