terça-feira 2 de julho de 2024
Home / NOTÍCIAS / Bolsonaro vai focar para conquistar o eleitorado feminino
sábado 18 de junho de 2022 às 13:17h

Bolsonaro vai focar para conquistar o eleitorado feminino

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente Jair Bolsonaro (PL) vai focar para conquistar o eleitorado feminino. Conforme a Veja, ele atualmente recebe apenas 22% dos votos, menos da metade que os 50% de Lula (PT). Pesquisa Genial/Quaest com recortes exclusivos feitos para revista, que embasa reportagem especial da edição desta semana, mostra agora que ele também tem um problema dentro da sua própria parcela de mulheres. As bolsonaristas são as eleitoras com o voto menos cristalizado – 36% das que querem hoje a reeleição do mandatário assumem que ainda podem mudar de opinião.

O percentual de volatilidade é o mais alto de um presidenciável entre as mulheres, que são maioria do eleitorado e, no quadro geral, têm o voto menos cristalizado que os homens. Esses aspectos as tornam decisivas para o pleito deste ano. “A escolha delas é cada vez mais relevante. O lado que tomarem vai determinar o vencedor nas urnas”, avalia Felipe Nunes, CEO da Quaest e professor de ciência política da UFMG.

Das eleitoras de Lula, 25% dizem que podem mudar, mesmo número das “nem-nem”. No total, 40% das eleitoras ainda estão “costeando o alambrado” – um percentual puxado para cima justamente por causa das bolsonaristas. Os homens, por sua vez, registram 11 pontos a menos que elas no dado que mede a possibilidade de mudar de voto: 29%.

Bolsonaro tem tentado atrai-las por meio da inserção de propagandas na televisão. Outro movimento recente, encabeçado pelo centrão, passa por colocar a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP) como vice da chapa, em vez do general Braga Netto. Segundo especialistas, isso deve fazer o jogo mudar, principalmente se Tereza Cristina focar seu carisma para convencer as mulheres.

A pesquisa da Quaest ouviu 2 000 pessoas nos 27 estados, tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-03552/2022.

Veja também

A última cartada de Macron para tentar impedir que direita radical controle Parlamento na França

O partido Reunião Nacional (RN), de direita radical, conseguiu mais uma vitória — e está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!