O porta-voz do governo federal, general Rêgo Barros, confirmou na tarde desta sexta-feira (25) que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), irá a Brumadinho, em Minas Gerais, às 8h da manhã deste sábado (26). A intenção de Bolsonaro é acompanhar de perto o trabalho do governo federal na cidade, atingida pela tragédia do rompimento de uma barragem.
O anúncio foi divulgado por meio de uma nota oficial, lida pelo porta-voz do governo. A manifestação diz ainda que Bolsonaro lamenta “eventuais perdas de vidas” e que “determinou imediato estabelecimento de gabinete de crise tanto no Palácio do Planalto como no Meio Ambiente”.
“Para lidar com os problemas gerados pelo rompimento da barragem da mineradora Vale na Mina Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, os gabinetes vão juntar ministros relacionados ao tema: de Minas e Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, fará parte do grupo para “dar o apoio necessário”, encerra a nota.
O presidente Jair Bolsonaro segue reunido neste momento com vários ministros para determinar as primeiras ações, e equipes técnicas serão deslocadas para a região.
O Acesse Política apurou que, apesar do desastre ambiental, o presidente mantém na agenda a cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia, marcada para segunda-feira (28), no período da manhã. A intenção do presidente é estar em São Paulo ainda no domingo (27), onde passará por exames antes do procedimento.
A cirurgia a qual Bolsonaro será submetido na próxima segunda é referente ao ataque sofrido pelo então candidato à Presidência da República pelo PSL, enquanto cumpria agenda de campanha, em Juiz de Fora (MG). Na ocasião, o presidente foi esfaqueado por Adélio Bispo, que está preso.
Barragem em Brumadinho
Mais cedo, nesta sexta, a barragem Mina Feijão explodiu no município mineiro. O desastre espalhou lama pela cidade e fez alguns moradores deixarem as casas – os que residem na parte mais baixa da região. Equipes de bombeiros e da Defesa Civil foram mobilizadas para a área e estão em busca de vítimas.
A Prefeitura Municipal de Brumadinho chegou a pedir, por meio das redes sociais, que a população da cidade mantenha distância do Rio Paraopeba, um dos principais afluentes do Rio São Francisco. Até o momento, não há informações sobre o número de feridos.