O presidente Jair Bolsonaro apareceu de surpresa CPAC Brasil 2021 no sábado (4). Em seu discurso, o chefe do Executivo criticou os ministros do STF, sem nominá-los, e disse que estão querendo “brochá-lo”. Bolsonaro apontou que o motivo dele ser alvo de constantes acusações e inquéritos é o fato de não falar o que eles querem.
– Falar em fraude agora virou fake news. Ou eu falo o que os cara querem ou abrem inquérito contra mim. Estão achando que vão me brochar. Estão achando que vou recuar. Eu sei que está do lado deles é muito, muito fácil, mas não fugirei da verdade e nem do compromisso que fiz para com vocês – declarou o presidente, sendo ovacionado pelo público.
Bolsonaro destacou “um ministro do Supremo”, que não é difícil saber que se trata de Alexandre de Moraes, que está dando um tom errado, saindo da Constituição.
– No STF, quando ministros estão saindo pela tangente, saindo da curva, o que acontece com eles? Não estou aqui criticando instituições, Câmara, Senado ou Supremo. […] Temos um ministro no Supremo que está dando um tom completamente errado. Lá, todos devem zelar pela Constituição […] Este um está ignorando vários incisos do artigo 5º da Constituição. Está ignorando vários dispositivos da nossa Constituição que falam da liberdade de expressão- disparou Bolsonaro.
No mês passado, em mais um capítulo da crise entre os Poderes, o presidente Bolsonaro entrou com um pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes, porém foi “barrado” por Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.