O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizou nesta segunda-feira (29) que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), pode ser seu sucessor na campanha à presidência da República em 2026. A declaração foi dada durante sua participação na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).
Em pronunciamento, Bolsonaro afirmou que “plantou sementes” enquanto esteve no governo federal e que nomes conhecidos da política brasileira, como Caiado, podem substituí-lo na corrida ao Palácio do Planalto.
“E se eu não voltar um dia, fiquem tranquilos. Plantamos sementes ao longo desses nossos quatro anos que descobriram também a capacidade para levar adiante esse grande país chamado Brasil. Mesmo as sementes mais velhas, com um pouco de água, têm condições de germinar pelo nosso país”, afirmou, sinalizando à Ronaldo Caiado.
Bolsonaro está inelegível após ser condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por realizar uma reunião com embaixadores para atacar o sistema eleitoral do país. O ex-presidente ainda foi condenado por abuso de poder político e econômico nas comemorações do bicentenário da Independência, em 2022.
Caiado tem sido presença frequente em eventos com Bolsonaro e também se colocou à disposição para a candidatura à presidência da República. Além dele, estão cotados para substituir o ex-presidente os governadores de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo)