O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) faz nesta terça-feira (14) mais uma tentativa de resolver as crises políticas internas de seu governo. Ele comanda reunião do Conselho de Governo, que reúne todos os ministros, incluindo Luiz Henrique Mandetta, da Saúde, e o vice Hamilton Mourão.
De acordo com o portal Metrópoles, a pauta oficial do encontro não é pública, mas Mourão revelou em postagem de suas redes sociais que “medidas para retomada da atividade [econômica] mais forte” estão em debate no chamado “Conselhão” e que seria apresentado um planejamento nesse sentido.
Bolsonaro tem batido na tecla da necessidade de relaxar as medidas de isolamento social impostas pelos Estados para conter o coronavírus porque, segundo ele, o desemprego causado pelo isolamento social é um remédio pior do que a doença.
Os apelos presidenciais, porém, não têm repercutido entre os chefes de Executivo estaduais e têm sido barrados na Justiça.
O “inimigo interno” do presidente nesse esforço tem sido o ministro Mandetta, cuja equipe no Ministério da Saúde tem defendido a manutenção do distanciamento social rigoroso.