A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou na última terça-feira (20) um projeto de lei do deputado Delegado Péricles (PSL) que concede ao presidente da República, Jair Bolsonaro, o título de cidadão amazonense. De acordo com informações, a proposta foi apresentada e aprovada em regime de urgência em poucas horas.
No projeto, o deputado estadual não cita nenhuma ação específica de Bolsonaro justificando o título a ser concedido. O parlamentar cita apenas a trajetória política do presidente até ser eleito ao Planalto em 2018.
Leia a íntegra:
O texto foi aprovado por ampla maioria. De acordo com o G1, dos 24 deputados estaduais, três não estavam presentes, e 19 apoiaram conceder o título a Bolsonaro. Serafim Correa (PSB) foi o único a votar contra a medida.
“O presidente Bolsonaro não tem sido amigo da Amazônia, do Amazonas e nem de Manaus. Ele subestimou a pandemia, ele não comprou vacina quando era para comprar, o senhor ministro negligenciou na crise do oxigênio, e tudo isso tem trazido sofrimentos para o nosso povo […] A Zona Franca segue sendo atacada e o ministro Paulo Guedes faz cara de paisagem”, criticou Correa.
1- O Governo Bolsonaro e o Amazonas:
Faturamento do Polo Industrial de Manaus:
Em 2015: R$79,2 bilhões
Em 2020 – Governo Bolsonaro : R$119,68— Delegado Péricles (@deltapericles) April 21, 2021
As redes sociais do Delegado Péricles, autor do projeto de lei, deixam clara a postura de fiel bolsonarista do parlamentar. Na discussão da proposta na assembleia e também nas redes sociais, após a medida ser aprovada, o deputado exaltou o o presidente da República dizendo que o título de cidadão do Amazonas é um “reconhecimento justíssimo por todo o trabalho já realizado por ele pelo nosso estado”.