O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu na tarde da última quinta-feira (4), em Brasília, o deputado federal pela Bahia, Antônio Brito (PSD). O parlamentar é um dos candidatos à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara.
O encontro ocorreu por iniciativa de Brito e foi intermediado pelo deputado bolsonarista Reinhold Stephane (PSD-PR), que participou do encontro, informa Igor Gadelha, do Metrópoles. O ex-deputado Major Vitor Hugo (PL-GO) também estava presente.
Segundo relatos feitos ao colunista, Bolsonaro reforçou a Brito que vai apoiar o nome que Lira escolher para sua própria sucessão. O atual presidente da Câmara promete anunciar seu escolhido em agosto.
Brito, por sua vez, disse ser um dos três candidatos que Lira poderá apoiar. Os outros dois são os deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP), que também já esteve com Bolsonaro.
Na conversa, que ocorreu na sede do PL, o deputado do PSD também ressaltou ao ex-presidente da República que professa a religião católica e que sua esposa é evangélica.
Brito destacou ainda, de acordo com relatos feitos à coluna, que ajudou o governo Bolsonaro a aprovar matérias importantes no Congresso como líder do PSD na Câmara, posto que ocupa até hoje.
Ao final do encontro, Bolsonaro deu ao deputado a medalha do “imbrocrável”, reprodução de uma brincadeira que o ex-presidente fazia desde quando estava no Palácio do Planalto e acabou virando uma espécie de bordão.
Na reunião, segundo relatos, o nome de Gilberto Kassab, presidente do partido de Brito, não teria sido mencionado. Bolsonaro, como se sabe, tem Kassab como seu desafeto político.
Embora tenha se reunido com Bolsonaro, Brito é um dos candidatos à sucessão de Lira que mais agradam o governo Lula. Lula, inclusive, cogitou indicar o pai do deputado ao STF em seus mandatos anteriores.