O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a ser internado nesta quarta-feira, 20, após apresentar “desconforto intestinal decorrente da facada ocorrida em 2018”. A hospitalização ocorre cinco dias depois do político ter alta médica por ter realizado duas cirurgias no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na semana passada.
Segundo informações de Fabio Wajngarten, advogado e assessor do ex-presidente, desta vez, Bolsonaro foi internado em Brasília, no Hospital DF Star, e realizou lavagem intestinal e exames do tráfego digestivo.
Comunicado:
O Pr @jairbolsonaro apresentou novamente desconforto intestinal decorrente da facada ocorrida em 2018, foi internado no Hospital DF Star em Brasília, realizou exames do tráfego digestivo, dentre eles a lavagem intestinal.
Há poucos instantes teve alta, retornando…— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) September 20, 2023
Ele recebeu alta na sequência e está em casa. Como o site da Jovem Pan mostrou, o ex-presidente teve alta na sexta-feira, 15, após ser submetido a duas cirurgias para corrigir uma hérnia de hiato e um desvio de septo. Na semana passada, o médico-cirurgião Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, responsável pelas operações de Jair Bolsonaro, descartou a necessidade de uma cirurgia nas alças intestinais.
O procedimento, relacionado à facada que ele sofreu em 2018, estava previsto para acontecer com as outras duas cirurgias, mas foi desmarcado. “[Bolsonaro] tem aquele abdômen delicado, com diversas cirurgias, mas por enquanto não tem indicação de mexer. Se ele apresentar novamente uma obstrução, como quando esteve nos Estados Unidos, a gente pode pensar em usar cirurgia”, declarou o médico em conversa com a rádio Jovem Pan.
“Não foi mexido nas alças intestinais e no abdômen porque ele está se alimentando normalmente, com função intestinal adequada, sem cólicas, comendo o que gosta. Embora seja um abdômen que não é normal e tem saliências devido às hérnias, está funcionando bem. Não há mais obstrução intestinal”, explicou.