O presidente Jair Bolsonaro participou como convidado de honra das comemorações do 71º Dia da República da Índia, neste domingo (26), evento que para a capital indiana e que conta com desfiles de militares, alguns montados em camelos, misturado com carros alegóricos coloridos e decorados com flores, ao som de músicas típicas, parecendo um carnaval. Conforme publicou o jornal Estado de SP, hoje foi o segundo dia da visita oficial de Bolsonaro à Índia.
O primeiro desfile foi organizado em 1950 e as comemorações costumam ocorrer durante três dias. O evento é organizado pelo ministério da Defesa indiano. Cerca de 10 mil policiais fizeram a segurança do evento, bloqueando várias ruas próximas à região perto da Rajpath, avenida do desfile que terminava no Portão da Ìndia, um dos cartões postais da capital indiana.
O convite a Bolsonaro para ele ser o chefe de honra da parada foi feito pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, quando ele esteve em Brasília em novembro passado para participar da cúpula dos Brics, grupo de nações emergentes também integrado por Rússia, China e África do Sul. Durante o desfile, o presidente acabou sendo flagrado pelas câmeras indianas dando um leve cochilo.
O chefe do Executivo é o terceiro presidente brasileiro a receber essa homenagem desde 2004. Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso também participaram dessas festividades como convidados de honra.