Jair Bolsonaro (PL) começou a montar segundo a coluna de Lauro Jardim, do O Globo, o time que vai acompanhá-lo após deixar o governo, a partir de 1° de janeiro de 2023. O presidente publicou os oito nomes para assessorá-lo como ex-presidente da República. As nomeações constam no Diário Oficial da União desta terça-feira (27).
Formam o time: o advogado João Henrique Nascimento de Freitas, que é assessor chefe da Presidência e um dos advogados de confiança de Bolsonaro; o capitão da reserva Sérgio Rocha Cordeiro, que emprestou sua casa para Bolsonaro gravar as lives diárias durante a campanha presidencial quando a Justiça eleitoral proibiu o presidente de fazê-las do Palácio do Alvorada.
Também vai assessorá-lo o primeiro sargento da PM Max Guilherme Machado de Moura, que está há oito anos ao lado do presidente, e o coronel Marcelo Camara, apontado como o chefe do “serviço paralelo” de investigação que Bolsonaro mantinha na Presidência.
Há ainda na lista de futuros seguranças o suboficial da Marinha Ricardo Dias dos Santos; o segundo sargento do Exército Estácio Leite da Silva Filho; e os segundo tenentes do Exército Osmar Crivelatti e Jossando da Silva.
Além dos oito assessores, Bolsonaro ainda tem direito a dois veículos.