O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma motocarreata em Belo Horizonte na tarde este sábado, em apoio ao candidato Bruno Engler(PL), que disputa com Fuad Noman (PSD) a prefeitura da capital. O evento é considerado pela campanha do bolsonarista o mais simbólico do segundo turno.
Católicos e mais pobres com Fuad, evangélicos com Engler: os pontos fortes e fracos dos candidatos na Quaest de BH
Vice de Zema minimiza desgaste com PSD após apoio a Engler em BH: ‘Concorreram contra nós em 2022’
Além do ex-presidente, também participaram da marcha a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o senador Cleitinho (PL) também participaram da marcha. Bolsonaro desembarcou na manhã de hoje em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, e almoçou com lideranças locais do partido.
A motocarreata saiu da região da Pampulha e terminou próximo no Centro da capital mineira, entre os prédios do Tribunal de Justiça e o Palácio das Artes. Inicialmente a ideia era que o encerramento fosse na sede da prefeitura.
Apoiador, Zema falta
Apesar do apoio do ex-presidente e de figuras bolsonaristas conhecidas nacionalmente, Engler não teve a presença do governador do estado, Romeu Zema (Novo). Nesta semana, o chefe do Executivo mineiro declarou oficialmente seu apoio à candidatura do nome do PL. Para se ausentar, o governador alegou a interlocutores da campanha que já tinha outras agendas programadas.
O apoio de Zema a Engler foi declarado nesta quinta-feira em Sete Lagoas, no interior do estado. Os dois políticos se reuniram durante a semana após o governador mineiro já ter pedido votos para outros três candidatos da sigla de Jair Bolsonaro (PL), em viagem a Goiás e a Mato Grosso.
No primeiro turno da capital mineira, Zema apoiou o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) para a prefeitura. O governador indicou sua ex-secretária de Planejamento, Luísa Barreto (Novo), como vice na chapa, o que causou uma desavença com o PL. A avaliação interna é de que não estar com Engler neste momento iria intensificar a insatisfação do partido aliado.