sábado 22 de fevereiro de 2025
Foto: Reprodução/Governo Federal
Home / DESTAQUE / Bolsonaro foi o político brasileiro mais influente nas redes em 2022, diz análise
quinta-feira 5 de janeiro de 2023 às 05:36h

Bolsonaro foi o político brasileiro mais influente nas redes em 2022, diz análise

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi, no Brasil, o político mais influente nas redes sociais em 2022. Apesar de sua derrota nas eleições de outubro e de sua reclusão após o pleito, o ex-mandatário responde, sozinho, a 21,2% de todo o engajamento com figuras políticas por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários realizados no Twitter e em perfis públicos do Facebook ao longo do ano anterior.

Conforme a colunista Mônica Bergamo, da Folha, os temas que mais deram tração às redes do ex-presidente estavam relacionados ao processo eleitoral (35%), ao aborto (13%) e ao governo (6%). O levantamento é da .MAP, agência de análise de mídias e dados.

Em um distante segundo lugar aparece o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concentrando 7,6% de todo o engajamento. Os assuntos que mais projetaram o petista estavam ligados ao plano de governo (26%), ao processo eleitoral (19%) e à realização de comícios (14%), segundo a .MAP.

Na sequência estão o deputado federal André Janones (Avante-MG), com um índice de engajamento de 6,3%, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), com 4,7%, e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com 3,7%

O deputado federal do PL-SP Eduardo Bolsonaro (3,5%), o deputado federal eleito pelo PSOL-SP Guilherme Boulos (3,3%), o ex-secretário da Cultura Mario Frias (2,6%), o ex-juiz e senador eleito pelo União-PR Sergio Moro (2,4%) e o governador eleito em São Paulo pelo Republicanos, Tarcísio de Freitas (2,3%), completam o ranking dos dez políticos que alcançaram o maior engajamento nas redes sociais ao longo deste ano.

Na lista dos 20 políticos que mais arremataram interações, apenas cinco estão alinhados à esquerda, ante 15 que se posicionam à direita do espectro político.

A hegemonia de perfis conservadores, que lidera a participação no ambiente virtual desde a eleição de Bolsonaro em 2018, só foi abalada em outubro do ano passado, durante as eleições.

A reação da esquerda, segundo a agência .MAP, começou a ganhar força em maio, com a oficialização da chapa Lula-Alckmin, e atingiu seu auge no mês do pleito. Mas rapidamente perdeu espaço para a direita, que chegou a dezembro dominando o debate público virtual.

“O desafio da esquerda será sustentar o apoio de influenciadores nas redes sociais e crescer no engajamento de seus quadros políticos, para equilibrar o jogo digital”, afirma a diretora da .MAP, Giovanna Masullo.

“O fla-flu político não se encerrou com os resultados das urnas, segue pautando as discussões nas redes sociais e não deve sair de cena, apesar do esgotamento do público não militante com a polarização”, diz ainda.

O jogo de forças entre direita e esquerda se mostrou mais equilibrado neste ano entre influenciadores digitais. O levantamento da agência mostra que, dos 20 que mais se destacaram nas discussões em 2022, dez estão alinhados à direita e outros dez, à esquerda.

O comunicador digital Felipe Neto, que apoiou o nome de Lula na corrida eleitoral, lidera a lista, concentrando 6,2% do engajamento entre o segmento. Ele é seguido pelo perfil de esquerda Desmentindo Bozo (4,2%), pela página de entretenimento PAN (3,9%), pelo jornalista conservador Kim Paim (3,2%) e pela página TeAtualizei (2,8%), comandada pela blogueira bolsonarista Bárbara Destefani.

Veja também

Secretários de segurança aprovam padrão nacional para dados de crimes

Os membros do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) aprovaram, nesta sexta-feira (21), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!