O presidente Jair Bolsonaro entrou na brincadeira de apoiadores e sugeriu que a filha, Laura Bolsonaro, de 9 anos, possa ser candidata à Presidência da República em 2042.
Em uma curta conversa com jornalistas, na saída do Palácio da Alvorada — antes de ir à Base Aérea, onde embarcou para uma viagem ao Guarujá (SP) —, ele se negou a responder questionamentos e, ao lado da filha, disse que as perguntas deveriam ser direcionadas à ela.
Ao ser questionado sobre o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, Bolsonaro ignorou e perguntou se alguém teria uma pergunta a fazer a Laura. Neste momento, perguntou à filha quando sairia como candidata. “É 2000 e quanto? 2040, que você vem candidata, é isso?”, brincou. “Não sei”, respondeu ela, com um riso tímido.
A brincadeira sobre uma possível candidatura de Laura no futuro foi criada nas redes sociais. Alguns ‘memes’ políticos apontam que ela possa ser candidata à Presidência da República em 2042, mantendo uma espécie de “dinastia” da família Bolsonaro, após uma possível reeleição do pai, em 2022, e da eleição e reeleição dos irmãos Eduardo Bolsonaro e Carlos Bolsonaro, entre 2026 e 2038.
Na terça-feira (7), ao antecipar a viagem ao Guarujá, Bolsonaro disse que iria acompanhado da filha. “A Laura é minha colega inseparável”, afirmou. Questionado por um apoiador se ele estaria preparando ela para 2042, o presidente não respondeu no dia, mas entrou na brincadeira. “A Laura, rapaz, ela tem meio cara de brava”, disse, aos risos.