quinta-feira 4 de julho de 2024
Home / DESTAQUE / Bolsonaro exonera Maurício Valeixo, diretor-geral da Policia Federal
sexta-feira 24 de abril de 2020 às 06:54h

Bolsonaro exonera Maurício Valeixo, diretor-geral da Policia Federal

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Conforme o G1, Maurício Leite Valeixo não é mais diretor-geral da Polícia Federal (PF). A exoneração foi publicada nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro.

No Diário Oficial, a justificativa para exoneração é de que foi um pedido do próprio Maurício Valeixo. Mas na quinta (23) se repercutiu a notícia de que a troca no comando do órgão era um desejo do presidente, que quer ter um nome alinhado a ele à frente da PF. Da mesma forma, a assinatura de Moro no ato é protocolar e não representa, necessariamente, a anuência dele.

Valeixo era considerado homem de confiança do ministro Sérgio Moro. Ele trabalhou como superintendente da PF na Lava Jato, quando Moro era o juiz federal responsável pelos processos da operação na primeira instância.

Por conta da iminente demissão, Sérgio Moro avaliou a deixar o cargo de ministro (leia mais aqui), mas até o momento isso não aconteceu. O substituto de Valeixo ainda não foi nomeado.

De acordo com o blog de Cristiana Lôbo, no G1, na tarde de ontem, Moro disse a Bolsonaro que se Valeixo saísse, ele sairia em seguida. Já a Folha de S. Paulo foi ainda mais além, confirmando o pedido de demissão. Mas outros ministros tentam convencer o ministro a ficar e a condição dele no governo federal está sendo negociada.

Veja também

Como ‘anistiaço’ do MP e governo de MT livrou fazendeiros de pagar indenizações por desmatamento

Documentos obtidos pela BBC News Brasil apontam que, por quase um ano, o Ministério Público …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!