O presidente Jair Bolsonaro está em Marabá, no Pará para participar nesta sexta-feira (18) da entrega de títulos de propriedade rural no estado. Bolsonaro disse que gostaria de ver governadores dos Estados andando ao lado da população e criticou a adoção de medidas restritivas durante a pandemia de covid-19. Deu a declaração em evento que entregou títulos de propriedades rurais em Marabá (PA).
“Como eu gostaria que governadores fizessem o que eu faço. Na alegria ou na tristeza, nós temos que andar ao lado do povo, povo esse a quem nós políticos devemos lealdade absoluta”, disse Bolsonaro.
E completou, no fim do discurso: “Sentimos um pouco do que é a sanha ditatorial de alguns poucos governadores do Brasil que retiraram o direito de ir e vir de vocês. Nossa liberdade é nosso bem maior, maior mesmo que a nossa própria vida”.
Bolsonaro afirmou que o Brasil passa por problemas. Um deles, disse, é a inflação.
“Temos problemas no momento? Sim, temos. Temos problema de inflação? Temos. Mas se o homem do campo não tivesse trabalhado, não teríamos inflação, mas desabastecimento”.
A ministra Tereza Cristina (Agricultura), os ministros Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e André Mendonça (Advocacia Geral da União) e o pastor Silas Malafaia acompanharam o presidente. É a 3ª vez que o chefe do Executivo visita o Estado.
O presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia de entrega de 1.400 títulos de propriedades rurais em Marabá, no Pará.
O Ministério da Agricultura disse em nota que serão entregues, no total, mais de 50 mil documentos de titulação a famílias assentadas e ocupantes de áreas públicas no Estado do Pará.
“É a maior entrega do Brasil nos últimos 20 anos”, disse a ministra Tereza Cristina no evento.
Ainda de acordo com o ministério, em 2 anos, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) emitiu 50.162 documentos de títulos, sendo 47.234 da reforma agrária e 2.924 de ocupantes de glebas públicas federais.
O Incra tem superintendências no Pará, localizadas em Belém, em Marabá e em Santarém.
Lançado em fevereiro deste ano, o Programa Titula Brasil conduz a formalização de parceria entre o Incra e os municípios para a execução de ações destinadas ao atendimento do público da reforma agrária e da regularização fundiária.