O presidente Jair Bolsonaro (PL) elogiou nesta última sexta-feira (30) a atuação do candidato do PTB ao Palácio do Planalto, Padre Kelmon, no debate realizado pela TV Globo na noite da quinta-feira (29). Na ocasião, os dois fizeram uma dobradinha, e Kelmon protagonizou embates com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto.
“Ontem tivemos o debate da Globo, acho que tudo correu bem, é um local em que eu não me sinto bem, estar lá no Projac. Fui cumprir tabela lá, acho que fiz a minha parte. Acho que o padre foi muito bem. O nível de algumas pessoas ali é baixíssimo, mas, vida que segue”, declarou Bolsonaro, em transmissão ao vivo nas redes sociais, a dois dias do primeiro turno.
Após o debate, a campanha de Bolsonaro avaliou que Padre Kelmon “funcionou muito bem” ao conseguir “tirar Lula do sério”. Aliados disseram ao Broadcast Político terem considerado o desempenho do presidente mais positivo que negativo, pelo fato de ele não ter se descontrolado, mas lamentaram a dificuldade em falar “para fora da bolha”.
Um interlocutor do presidente observou que, em debates eleitorais, quem “bate muito” no adversário pode acabar sendo mal visto pela audiência. Por isso, a estratégia foi usar o candidato do PTB para atacar Lula. Durante o debate, o apresentador William Bonner precisou intervir durante uma discussão entre o petista e Padre Kelmon.
“O Padre Kelmon acabou funcionando muito bem. Quando você mede o sentimento nas redes sociais, ele ficou muito atrelado ao bolsonarismo. O embate do Lula com ele foi, na verdade, do Lula com o bolsonarismo”, afirmou a fonte. Além disso, o episódio gerou material para as redes sociais de apoiadores do presidente.