Conforme Henrique Brinco, no Tribuna da Bahia, os dois principais líderes da corrida presidencial têm compromissos importantes no estado neste mês. O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltará ao estado no dia 27 de setembro, quando visita as cidade de Juazeiro. No município, promete fazer grande evento em prol do pupilo, o ex-ministro e candidato ao Governo, João Roma (PL).
Já o ex-presidente Lula (PT) também está de viagem marcada para Salvador no mês de setembro, mais precisamente no dia 20. O líder petista deve aparecer para ajudar a campanha de Jerônimo Rodrigues (PT) que concorre ao Governo do Estado.
Os dois líderes nas pesquisas de intenção de voto avaliam que a Bahia é um território importante a ser vencido, dada a densidade demográfica e representatividade no Nordeste brasileiro. Roma e Jerônimo, por sua vez, precisam do capital político dos dois caciques nacionais para enfrentar a candidatura do líder nas pesquisas, ACM Neto (União Brasil). A ideia é tentar levar o pleito local ao segundo turno.
Ontem, em entrevista para a BNewsTV, o candidato a governador pelo PL disse que tanto Neto, quanto Jerônimo, representam as duas faces da mesma moeda nas práticas de perseguição, empreguismo e ‘toma lá dá cá’. “Se a pessoa desse uma curtida em uma foto minha na internet, era punido na Prefeitura de Salvador. Então depois ele [ACM Neto] está reclamando que Rui Costa só libera convênio porque a pessoa grava vídeo com o Jerônimo?”, indagou Roma.
Já os petistas apostam na associação de Jerônimo e Lula para alavancar o partido. Ontem, por exemplo, o movimento negro da Bahia realizou uma caminhada em apoio aos dois da Praça da Piedade ao Campo Pólvora. “É de extrema importância a eleição de Lula para a luta antirracista e por direitos do povo negro. Reafirmar o compromisso do povo negro com essa candidatura faz toda a diferença e mostra a nossa força para mudar o Brasil”, declarou o secretário de Combate ao Racismo do PT Bahia, Ademário Costa.