A exemplo do que acontece em pesquisas de opinião até aqui, Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) também estão muito à frente de outros pré-candidatos à Presidência em volume de menções nas redes sociais. É o que indica levantamento inédito da agência .MAP a partir de 1,4 milhão de mensagens publicadas no Facebook e no Twitter entre 21 e 27 de junho.
A análise indica que o nome de Jair Bolsonaro esteve presente em 27% dos posts, disparado na frente de Lula, que apareceu em 2% dos conteúdos. Ciro Gomes e Simone Tebet ficaram lá atrás: ela arregimentou 0,22% das interações do público no período e, ele, 0,19%.
Quando observado o conteúdo embutido nas menções, isoladas aquelas que foram feitas por usuários externos ao debate político, Lula passa na frente. Em 10 mil postagens sobre o petista, feitas por quem está fora da “bolha” dele, 44,37% são positivas. No caso de Bolsonaro, num universo de 9,4 mil publicações, somente 3% são de aprovação.
Ciro, por sua vez, tem a maior aprovação entre todos eles: há boa percepção em 82,6% do que se fala sobre o pré-candidato do PDT, fora de seus “grupos” de apoiadores. No caso de Tebet, esse índice é de 30%.