sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Bolsonaro dobra ataques contra PT na reta final

Bolsonaro dobra ataques contra PT na reta final

quinta-feira 25 de outubro de 2018 às 09:06h

candidato Jair Bolsonaro (PSL) dobrou a quantidade de ataques em vídeos contra o rival Fernando Haddad (PT) neste fim de campanha do segundo turno.

Nos últimos sete dias, o líder nas pesquisas destinou 53% do conteúdo dos seus vídeos publicados no YouTube contra o petista.

Na semana anterior, esse patamar havia sido de 27%, aponta o GPS Eleitoral, ferramenta da Folha que monitora a campanha dos candidatos nessa plataforma digital, no programa eleitoral na TV e nas redes sociais (Twitter e Facebook).

Ataque ao PT foi o tópico mais presente nas últimas seis semanas nos vídeos de Bolsonaro, mas em nenhum momento chegou aos 53% do conteúdo desta semana.

Um dos vídeos da campanha do capitão reformado afirmou, por exemplo, que o PT iria aumentar a quantidade de fake news ou tentar ganhar a eleição no “tapetão”.

Ataques a Haddad foram o tópico mais presente da campanha de Bolsonaro também no programa eleitoral e nas postagens nas redes sociais.

Haddad manteve as críticas ao adversário como seu principal tópico nos vídeos, com 43%. É um percentual parecido com o registrado na semana anterior (42%).

Nos últimos dias, o petista fez declarações ligando Bolsonaro à tortura.

Em temas relacionados a propostas, ambos enfatizaram a área econômica.

Bolsonaro afirmou, por exemplo, que buscará medidas para ajudar importadores e exportadores do país e redução da dívida interna sem aumentar impostos.

Haddad prometeu investir em refinarias, para que o Brasil dependa menos da importação de derivados como diesel e gasolina.

Os dados se referem ao período entre a quarta-feira da semana passada (17) e a última terça-feira (23).

A ferramenta da Folha analisou também a disputa pelo governo de São Paulo.

O líder nas pesquisas, João Doria (PSDB), enfatizou programas que implementou na prefeitura paulistana, como Corujão da Saúde (exames médicos na rede privada).

Na semana anterior, o tópico mais presente havia sido ataques ao adversário, Márcio França (PSB).

França, por sua vez, subiu o tom contra o tucano, destinando 45% do conteúdo dos seus vídeos contra o rival. Uma das críticas foi que Doria abandonou a prefeitura, mesmo dizendo que iria cumprir o mandato todo.

Na semana anterior, o tópico principal de França havia sido a defesa de uma união para desenvolver o estado.

Nos assuntos relacionados a propostas, o mais destacado de Doria foi em relação a segurança pública. França enfatizou seu programa que prevê pagamento de bolsas para jovens que façam trabalho comunitário e voltem a estudar.

Para chegar a essas conclusões, a ferramenta criada pela Folha transcreve todos os vídeos e coleta todas as postagens dos candidatos. Modelo estatístico aponta quais temas tiveram mais destaque dentro de cada uma das campanhas.

Nesta semana, foram avaliadas 12,5 horas de vídeo. A transcrição do material, somada às postagens nas redes sociais, totalizou 115 mil palavras analisadas (68 mil para candidatos a governador e 47 mil para presidente).

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!