O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em conversas com advogadas do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel prometeu resolver a investigação do caso de “rachadinha” no gabinete de Flávio na Alerj em troca da nomeação de Flávio Itabaiana para o Supremo Tribunal Federal.
O trecho está em gravação obtida pela Polícia Federal na investigação da “Abin paralela”, que teve o sigilo retirado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes nesta segunda-feira (15). Na reunião estão, além de Bolsonaro e das advogadas, o então chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e Alexandre Ramagem, comandante da Abin à época, informa Caetano Tonet, Flávia Maia, Gabriela Pereira e Andrea Jubé, do jornal Valor.
“O ano passado, no meio do ano, encontrei com o [Wilson] Witzel, não tive notícia [inaudível] bem pequenininho o problema. Ele falou, resolve o caso do Flávio. ”Me dá uma vaga no Supremo”, afirmou Bolsonaro.
Em seguida, Bolsonaro revela que na verdade a vaga no STF seria para o juiz Flávio Itabaiana, responsável pelo julgamento de Flávio no caso das “rachadinhas”.
Em nota, o ex-governador do Rio Wilson Witzel negou o relato de Bolsonaro e afirmou que nunca teve qualquer relação com o juiz Flavio Itabaiana, citado na conversa. Ele afirmou, ainda, que a menção a seu nome deve ter sido resultado de “confusão mental” por parte do ex-presidente.
Abaixo, a íntegra da nota do ex-governador:
“Nunca mantive qualquer relação pessoal ou profissional com o juiz Flavio Itabaiana e jamais ofereci qualquer tipo de “auxílio” a qualquer um durante meu governo. O Presidente Jair Bolsonaro deve ter se confundido e não foi a primeira vez que mencionou conversas que nunca tivemos, seja por confusão mental, diante de suas inúmeras preocupações, seja por acreditar que eu faria, a nível local, o que hoje se está verificando que foi feito com a Abin e Policia Federal. No meu governo a Polícia Civil e militar sempre tiveram total independência e os poderes foram respeitados. A história e tudo o que aconteceu comigo comprovam isso.”