Na Argentina para participar da posse do presidente Javier Milei, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou segundo a coluna de Paulo Cappelli e Petrônio Viana, no Metrópoles.
que, no Brasil, os nordestinos “fogem” para São Paulo por causa da esquerda. A declaração foi dada durante entrevista ao vivo concedida em uma rádio de Buenos Aires.
Segundo Bolsonaro, a cidade que mais tem nordestinos no Brasil é São Paulo devido às administrações da esquerda nos estados do Nordeste. Esses estados, disse o ex-presidente, “não têm perspectivas”.
“A maior cidade do Brasil que contém nordestinos é São Paulo. Por que São Paulo tem tanto nordestino? Porque eles fogem dos seus estados, que não têm perspectiva, não oferecem meios, e a pobreza sempre se faz presente”, disse Bolsonaro.
“E por que isso? Porque há 20 anos, o PT, naquela região, no Nordeste, os estados são administrados pela esquerda. Devia ser a melhor região do país e não é. E quando chegam em outros estados, continuam votando no PT. Aí eu levo isso pra eles. ‘O que fez vocês saírem da sua terra foi exatamente a esquerda’”, afirmou o ex-presidente.
“Inimigos”
Na entrevista, ao lado do deputado Eduardo Bolsonaro, o ex-presidente disse ainda que classifica a esquerda como “inimigos” da direita e responsável pelo empobrecimento do Brasil e da Argentina.
“Eu sou um pouco radical nessa questão. Não são opositores, são inimigos. Porque, no fundo, eles querem poder absoluto e roubar nossa liberdade. Quando alguns falavam pra mim que devemos dialogar com esses radicais de esquerda, eu pergunto qual país da esquerda radicais dialogam com o outro lado? Não conversam”, argumentou Bolsonaro.
“A Argentina tem suas particularidades, é um país grande, o segundo país da América do Sul, com riquezas minerais também, com potencial muito grande. Há poucas décadas teve o maior PIB da América da Sul e foi perdendo, assim como o Brasil foi perdendo quando a esquerda entra no poder”, disse Bolsonaro.