O presidente Jair Bolsonaro convocou deputados federais bolsonaristas para uma reunião nesta quarta-feira (26), no Palácio da Alvorada, para discutir o futuro partidário do grupo. Segundo a CNN, a principal tendência atualmente é voltar para o PSL.
O encontro ocorrerá após o presidente retornar da viagem oficial à Minas Gerais. A reunião não constava na agenda oficial de Bolsonaro até a manhã desta quarta-feira, mas foi confirmada à coluna por quatro parlamentares bolsonaristas que foram convidados.
Foram chamados para a conversa os deputados bolsonaristas que são filiados ao PSL, mas estão suspensos das funções partidárias pela cúpula da sigla. Antes do encontro, esses parlamentares devem se reunir individualmente com o líder da legenda na Câmara, Felipe Francischini (PR).
O presidente e deputados aliados estão com conversas avançadas com a cúpula do PSL para voltarem à legenda. Para concretizarem o retorno à sigla, faltaria apenas a negociação dos termos do acordo.
A negociação prevê que, de um lado, os bolsonaristas deverão desistir do Aliança pelo Brasil, partido que tentam criar, e das ações na Justiça contra a atual direção do PSL. Do outro, a direção da legenda revogará a suspensão de deputados federais.
Esses parlamentares federais voltariam a ser filiados ao PSL normalmente, com todos os direitos e deveres partidários. Bolsonaro, porém, só deve se filiar de volta ao partido em dezembro, porque não quer participar das eleições municipais.